Ícone buscar

Piauí adere a Estratégia do UNICEF para Cobertura e Busca Ativa Vacinal (BAV)

  • Ascom Seduc
  • 20/09/2023

Adotando a estratégia do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF), o Piauí vai aderir a cobertura e a Busca Ativa Vacinal (BAV), que tem como objetivo apoiar os municípios na garantia da imunização infantil. O Termo de Adesão foi assinado durante Solenidade ocorrida na Associação Piauiense de Municípios (APPM), na manhã dessa quarta-feira (20).

Destinado aos Coordenadores Municipais de Imunização, Secretários de Saúde, Articuladores do Selo UNICEF e Mobilizadores da Educação, o evento contou com a presença da Primeira-Dama e Coordenadora do Pacto Pelas Crianças, Dra. Isabel Fonteles; do Secretário de Estado da Saúde, Antônio Luiz; do Superintendente de Gestão Executiva da Seduc, Rodrigo Torres, representando o Secretário da Educação, Washington Bandeira; e da Superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios (SUPAT), Leila Marília da Silva Santos.

De acordo com o Superintendente Rodrigo Torres, a ação pode ser potencializada para todo o Estado por meio do Regime de Colaboração com os Municípios. “Nós, da Secretaria de Estado da Educação, apoiaremos essa iniciativa para que possamos levar as vacinas à todas as nossas crianças e adolescentes e garantir esse direito a saúde. Sabemos que a vacina é uma condição fundamental para um bom desenvolvimento infantil e temos um papel fundamental nisso, tanto para estarmos alinhados com essa ação do UNICEF e do Governo do Piauí quanto para um papel de educar os nossos alunos, informando sobre a importância e necessidade dessa situação, assim como orientar os pais”, declarou.

Na ocasião, foi apresentada a situação de imunização de Crianças no Piauí, oferecendo uma visão detalhada do cenário atual de vacinação no estado, além da apresentação da Estratégia do UNICEF para Cobertura e Busca Ativa Vacinal, expondo os detalhes dessa estratégia que visa aprimorar a cobertura vacinal em todo o estado. O momento contou ainda com uma demonstração das funcionalidades da plataforma de Busca Ativa Vacinal para auxiliar na busca ativa de crianças que ainda não foram vacinadas.

Com a adesão, a expectativa é que o Piauí alcance altos índices de cobertura vacinal e garanta um futuro mais saudável para as crianças. A mobilização de Coordenadores Municipais de Imunização, Secretários de Saúde, Articuladores do Selo UNICEF e Mobilizadores da Educação almeja contribuir para a iniciativa. Pelo menos 143 municípios estão trabalhando ativamente para conseguir o Selo Unicef, que tem como meta mais de 90% de cobertura em 20 vacinas disponíveis na tabela do SUS.

SOBRE A BUSCA ATIVA VACINAL

A Busca Ativa Vacinal (BAV) Usa uma metodologia social e uma ferramenta tecnológica disponibilizada gratuitamente para os municípios (https://buscaativavacinal.org.br) e contribui para identificar crianças menores de 5 anos com atraso vacinal ou não vacinadas; estabelecer estratégias para encaminhamento delas aos serviços de saúde e atualizações de vacinação; monitorar a cobertura vacinal; acompanhar a situação vacinal da população-alvo; e identificar e responder a vulnerabilidades que levam à não vacinação. A estratégia incentiva a participação de diferentes áreas na BAV como Saúde, Educação, Assistência Social, entre outras, fortalecendo a rede de garantia de direitos.

Outras Notícias

Notícias
12/07/2024

Programa Alfabetiza Piauí inicia aulas nesta segunda-feira (15)

Notícias
12/07/2024

Estudantes Seduc conquistam mais de 600 medalhas nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica e na Mostra de Foguetes 2024

Notícias
12/07/2024

Seduc divulga lista dos Estudantes e Professores classificados para a Imersão Presencial do Seduc LEM

Notícias
11/07/2024

Seduc realiza oficina de trabalho sobre planejamento e execução orçamentária

Notícias
11/07/2024

Secretário Washington Bandeira participa de ações do “Dia D” do Alfabetiza Piauí

Notícias
10/07/2024

Seduc realiza curso de Português para Professores da Worcester Technical High School que irão receber estudantes do Seduckathon