O cidadão terá à disposição os serviços na área da educação como parte da plataforma Gov.Pi Cidadão, lançado nesta segunda-feira (18) pelo Governo do Estado do Piauí. O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, participou da solenidade de lançamento do Programa de Transformação Digital, no Palácio de Karnak.
Com a plataforma Gov.Pi Cidadão, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) passa a ofertar dez serviços públicos dentro de um ambiente virtual seguro. A população vai poder acessar por meio do celular, computador, tablet ou aplicativo.
No Gov.Pi Cidadão já está disponível, inicialmente, os seguintes serviços:
- Atualização Cadastral
- Obter Boletim Escolar
- Consulta a frequentar escolar
- Canal de Atendimento para Transporte Escolar
- Informar inscrição do Enem
- Obter histórico de matrícula
- Localizar escolas próximas aos estudantes
- Declarações do Aluno
- Solicitar Declaração de Conclusão
- Solicitar Transferência
"Essa transformação digital trará mais facilidade para o
cidadão, que terá todos os serviços concentrados em uma só plataforma e na
palma de sua mão, diminuindo filas, burocracia e gerando economia de recursos
públicos. É o Piauí rumo a se tornar o estado mais digital do Brasil", afirma Washington Bandeira.
Inicialmente, serão ofertados 53 serviços públicos de 13 secretarias estaduais. A Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan) realizou a catalogação dos primeiros serviços a serem ofertados pelos órgãos estaduais na plataforma desenvolvida e validada por meio da Empresa de Tecnologia da Informação do Estado do Piauí (Etipi).
Com o novo sistema, as secretarias, órgãos, autarquias, fundações e empresas públicas estaduais vão disponibilizar serviços ao cidadão de forma on-line. "A ideia é que o cidadão tenha acesso único a todos os serviços do Governo. Na educação será possível, por exemplo, que os pais confiram a frequência do aluno pela plataforma. Começamos com 53 serviços, inicialmente, dentro da plataforma em que iremos facilitar a vida do cidadão", comentou o governador Rafael Fonteles durante a solenidade.