Os educadores que atuam no contexto educacional bilíngue com alunos surdos na Rede Pública Estadual de Ensino participaram, nesta segunda-feira (18), do I Seminário Setembro Bilíngue - “Libras em todas as mãos”, promovido pela Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc).
O evento aconteceu no formado híbrido, presencial e on-line, no Centro de Apoio Pedagógico para Atendimento às Pessoas com Deficiência Visual – CAP e com transmissão da plataforma Canal Educação.
A programação foi destinada à comunidade surda e profissionais da Educação. que atuam como intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). O seminário teve como objetivo proporcionar as reflexões sobre o impacto da tecnologia no processo de ensino e aprendizagem da comunidade surda do estado do Piauí.
O secretário da Educação, Washington Bandeira, esteve na abertura do evento reforçando as experiências na Rede Estadual de Ensino para ampliar o Atendimento da Educação Especial (AEE). “A nossa gestão tem trabalhado para fortalecer a inclusão das pessoas com deficiência na educação, arte, esporte e cultura, ampliando o uso de nova tecnologias na educação. Temos 150 salas de AEE, 6 centros especializados, convocamos intérpretes, ofertamos formações aos profissionais e iremos avançar rumo à universalização nas nossas escolas. A nossa missão é fortalecer cada vez mais a oferta de uma educação inclusiva para garantir oportunidades a todos”, declarou o secretário.
A arte e o esporte como ferramenta de inclusão estiveram na programação com a apresentação dos estudantes da Escola de Educação Especial Profa. Consuela Pinheiro, em parceria com a APAE. Os alunos Ellen Sofia, Maria Clara e Ryan interpretaram em Libras e declamaram a poesia ‘A borboleta’ de Vinicius de Moraes e os estudantes do projeto de Parataekwondo demonstraram suas habilidades.
Participaram também do evento o secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID), Mauro Eduardo Cardoso; a secretária de Estado das Relações Sociais (Seres), Núbia Lopes; a superintendente de Gestão da Educação Básica e Superior, Viviane Carvalhedo; a gerente de Educação Especial da Seduc, Eleonora de Sá; dentre outros profissionais de educação.