Climatização melhora desempenho escolar de alunos da Rede Estadual do Piauí
08/06/2013
Uma boa educação se faz com alunos e professores motivados e empenhados nas atividades de ensino e aprendizagem. Esta realidade faz parte da vida de Thais Cristina, 15 anos, aluna do 2º ano e de outros 547 estudantes do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - CEMTI Didácio Silva, localizado no bairro Dirceu II, Zona Sudeste de Teresina. Recentemente, a escola teve seus ambientes climatizados para oferecer mais conforto para toda a comunidade escolar.
Thaís explica que muita coisa mudou depois que foram instalados os aparelhos que fazem a climatização da escola. "Antes era difícil se concentrar, pois o calor era muito forte e eu acabava não prestando atenção nas aulas. Agora eu me sinto mais motivada e consigo acompanhar melhor as atividades", afirma.
Segundo a diretora Tetê Castro, o ambiente climatizado trouxe mais força aos trabalhos pedagógicos. "É uma nova realidade aqui na escola que tende a trazer frutos positivos, pois estamos notando que nosso corpo docente está mais motivado e os alunos seguem o modelo, fazendo o rendimento escolar melhorar cada vez mais. Literalmente a escola ganhou outro clima", ressalta.
Clima esse que já vem beneficiando não só os alunos do Centro de Ensino Médio de Tempo Integral - CEMTI Didácio Silva, mas de várias outras escolas, núcleos e pólos da Universidade Aberta do Brasil em todo o Piauí.
Pensando em oferecer mais conforto e melhores ambientes aos estudantes da rede pública piauiense, o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual de Educação e Cultura (Seduc), já está realizando o processo licitatório para adquirir novas subestações elétricas, para assegurar o funcionamento dos aparelhos de ar condicionado em mais 27 prédios da Universidade Aberta do Brasil (UAB), espalhados pelo Estado.
Segundo o secretário da Educação, Átila Lira, o investimento deve chegar a R$ 1,5 milhões. "Esses novos equipamentos irão trazer benefícios para os alunos do ensino superior atendidos nas UAB?s. Proporcionar uma educação de qualidade e um ambiente confortável e seguro é prioridade do governador Wilson Martins. Acreditamos que é importante oferecer mais conforto e melhores condições de estudo para os nossos jovens", ressaltou.
"Essa climatização vai ajudar tanto alunos, como professores e assim eles terão mais oportunidade de melhorar seu desempenho nas aulas de graduação ofertadas nas universidades abertas de todo o Estado", completa.
Os polos dos municípios de Buriti dos Lopes, Piracuruca, Água Branca, Regeneração, Paes Landim, Simplício Mendes, Santa Cruz, São Miguel da Baixa Grande, Inhuma, Palmeirais, Elesbão Veloso, Pio IX, Simões, Canto do Buriti e Anísio de Abreu serão contemplados com a climatização. Além desses, mais 10 núcleos da UAB também receberão os equipamentos.