A coleta de informações sobre escolas, alunos e professores de todas as etapas e modalidades da educação básica do País teve início no último dia 29, por meio do Censo Escolar, através do sistema Educacenso. Uma atenção especial tem que ser dada no preenchimento dos formulários das escolas com o Programa Mais Educação, para que estas não percam recursos.
Os dados fornecidos pelas escolas terão como data de referência a última quarta-feira do mês de maio, neste ano dia 29, considerado o Dia Nacional do Censo Escolar da Educação Básica. O formulário do Censo Escolar coleta informações de quatro categorias: aluno, profissional escolar em sala de aula (docente, tradutor intérprete de libras, auxiliar assistente educacional, profissional/monitor de atividade complementar), escola e turma.
A coordenadora do Programa Mais Educação na Secretaria de Estado da Educação e Cultura do Piauí, Sylvya Suzane, explica que as escolas devem especificar as turmas que são do programa no seu campo de identificação no cadastro.
"Tem que ser dado atenção especial no preenchimento dos campos do horário de funcionamento e dos dias da semana, em que são desenvolvidas as atividades, possibilitando a identificação do tempo de permanência do aluno na escola, o que faz toda a diferença na alocação de recursos", destaca a coordenadora.
Os gestores escolares terão até o dia 31 de julho para preencher e enviar as informações. Após a publicação dos dados preliminares no Diário Oficial da União, prevista para agosto, o sistema será reaberto por um período de 30 dias para conferências e eventuais correções.
Recursos e intervenções dependem do Censo
O Censo Escolar é o mais completo levantamento estatístico sobre a educação básica do Brasil. Desde 1991, ele é realizado anualmente pelo Inep. Os dados coletados são utilizados como subsídios para o planejamento e definição das políticas educacionais desenvolvidas pelo Ministério da Educação, bem como para o repasse dos recursos destinados às escolas. As informações declaradas também são usadas na composição das médias do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).
Clique aqui e veja o documento de recomendações na íntegra
Mais informações:
Coordenação do Mais Educação:
(86) 3216-2636
Estatística Seduc (Educacenso)
(86) 3216-3265