Ícone buscar

Secretário Washington Bandeira reforça Pacto pela Educação na abertura do XI Encontro de Conselheiros Municipais

  • Willame Lucas
  • 24/08/2023

Com o tema “Desafios da Educação no Estado do Piauí em tempos de reconstrução democrática na perspectiva de efetivação do Regime de Colaboração”, o secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, realizou a conferência de abertura no XI Encontro Estadual da União Nacional dos Conselheiros Municipais de Educação (UNCME).

O evento reuniu os Conselhos Municipais de Educação de todo o estado, nesta quinta-feira (24), no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM).

Em sua fala, o secretário Washington Bandeira reiterou o trabalho em desenvolvimento com as representações da educação municipal, por meio do Pacto Pela Educação, para construção de políticas públicas eficientes.

“Avançamos com o Pacto pela Educação, um programa inovador que instituiu o sistema estadual de educação e para isto os espaços de participação social, como os conselhos municipais, são fundamentais na proposição das políticas estaduais. O trabalho de parceria da Secretaria da Educação propicia o acesso a formações de profissionais, compartilhamento de material didático, colaboração na alfabetização na idade certa, Novo Proete e o atendimento à primeira infância”, elencou o secretário.

Em agenda no Piauí, a presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, participou do encontro dos conselhos municipais. A edição estadual traz como tema “Políticas educacionais no contexto atual: O desafio dos Conselhos da Educação e demais órgãos de controle”.

Segundo a coordenadora Estadual da UNCME, Maria Antônia, a edição que acontece anualmente reúne os representantes de Conselhos Municipais de Educação para debater a garantia do direito à educação básica com qualidade.

“O papel do conselho no município é de organizar a Educação no sentido de normatizar. Nós temos hoje no Piauí 185 municípios que já possuem conselhos e, destes, mais de 90% são conselhos normatizadores. Isso já é uma luta nossa há mais de 10 anos, em parceria também com o Conselho Estadual, de que os municípios se tornem autônomos. É um momento muito importante para a questão da socialização da Educação e esse ano escolhemos como temática o pacto federativo”, explicou.

Os conselhos municipais de Educação constituem espaço de participação, proposição, deliberação, normatização e de controle social das políticas educacionais no âmbito dos municípios.

Outras Notícias

Notícias
08/10/2025

“Baladão do Saeb e Saepi” anima estudantes e fortalece reta final de preparação para as avaliações externas

Notícias
08/10/2025

Seduc e Defesa Civil levam Educação para prevenção de desastres a mais 100 escolas piauienses

Notícias
08/10/2025

Estudante-atleta da Seduc conquista bronze com a Seleção Brasileira de Handebol Sub-15 no Campeonato Sul-Centro Americano

Notícias
08/10/2025

Estudantes Seduc apresentam projetos inovadores na Semana Nacional da Educação Profissional e Tecnológica em Brasília

Notícias
08/10/2025

Estudante Seduc de São Julião apresenta projeto desenvolvido na escola em evento nacional com foco no Meio Ambiente

Notícias
07/10/2025

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira inauguram reforma e modernização de Escola em Assentamento na zona rural de Teresina