Com o intuito de acompanhar o
aprendizado dos estudantes da Rede Estadual de Ensino, a Secretaria de Estado
da Educação do Piauí (Seduc) realiza, nesta segunda-feira (21), a 2ª edição do
Simulado Pré-Saeb. O certame envolve a aplicação de simulados e de minitestes
para os estudantes matriculados no 9º ano do Ensino Fundamental e da 3ª Série
do Ensino Médio de todas as unidades escolares estaduais. A previsão é de que
40.076 estudantes façam a prova.
A iniciativa tem como meta
central fazer a educação do Piauí atingir as primeiras colocações do Índice de
Desenvolvimento da Educação Básica – Ideb, além disso, a avaliação serve de
preparação para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e outros vestibulares.
“O objetivo do simulado e de
outras avaliações que estamos implementando na rede é intervir para melhorar e,
assim, criar condições para obter os resultados daquilo que desejamos alcançar,
que é a qualidade do aprendizado do aluno. O primeiro lugar no Ideb e a aprovação
do estudante no vestibular são consequências desse trabalho, que tem como foco
o aprendizado do estudante”, destacou o secretário da Educação Washington
Bandeira.
O 2º Simulado Pré-Saeb é uma
das ações do Projeto Avalia Mais, que integra o Acelera Seduc. O objetivo é
diagnosticar e acompanhar o desempenho dos alunos da Rede Estadual de Ensino,
especialmente nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, de modo a
subsidiar a reformulação e a implementação de políticas educacionais.
O simulado será composto por
52 questões objetivas, divididas em 04 blocos de 13 questões entre os
componentes de Língua Portuguesa e Matemática. “O simulado acontece em todas as
unidades de ensino da Rede Pública Estadual e faz parte de um conjunto de ações
do projeto Pré-Saeb, dedicado a melhorar o desempenho dos estudantes na prova
Saeb, principal indicador Ideb”, explica a diretora da Unidade de Currículo,
Avaliação e Formação (UCAF) da Seduc, Conceição Andrade.
SAEB
O Sistema de Avaliação da
Educação Básica (Saeb) é um conjunto de avaliações externas em larga escala que
permite ao Inep realizar um diagnóstico da educação básica brasileira e de
fatores que podem interferir no desempenho do estudante. As médias de
desempenho dos estudantes, juntamente com as taxas de aprovação, reprovação e
abandono, apuradas no Censo Escolar, compõem o Índice de Desenvolvimento da
Educação Básica (Ideb).