“Nenhum país se desenvolveu sem educação de qualidade alinhada ao mundo do trabalho”, defende Secretário Washington Bandeira

O Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, defendeu que o nível de aprendizagem dos estudantes é comprovadamente melhor na modalidade de Tempo Integral associada à oferta de cursos profissionalizantes. A fala foi feita nesta quarta-feira (7), durante o Painel “Formação Tecnológica para Crianças, Jovens e Servidores”, como parte da programação do terceiro dia do III Congresso das Cidades do Piauí, no Teresina Shopping.

O painel foi mediado pela jornalista Cláudia Brandão e contou com a participação do Secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, que abordou as “Perspectivas de Desenvolvimento Territorial do Piauí”. A plateia foi composta prioritariamente por gestores e gestoras municipais.

Na ocasião, o Secretário Washington Bandeira destacou o trabalho do Governo do Piauí, por meio da Secretaria da Educação (Seduc), na transformação digital, em especial na educação, com a expansão da modalidade de Tempo Integral para as escolas da Rede Pública Estadual com a oferta de Educação Profissional, Técnica e Tecnológica.

“É preciso que o Governo, a academia e o mercado produtivo estejam juntos num só propósito e alinhados na construção dessa pauta de desenvolvimento partindo da educação. Nenhum país se desenvolveu sem educação de qualidade alinhada ao mundo do trabalho. É por isso que estamos disponibilizando cursos conectados com as profissões do futuro, como o de Energias Renováveis e Sistemas para Internet”, defende o gestor.

Nesse sentido, o secretário comemorou o marco de mais de 10 mil alunos inscritos nos novos cursos técnicos ofertados nas escolas da Rede Estadual. Ao todo, 10.532 matrículas foram efetivadas para os cursos de Desenvolvimento de Sistemas com ênfase em Inteligência Artificial, Turismo com ênfase em Empreendedorismo, Marketing Digital, Programação de Jogos Digitais e Sistemas de Energias Renováveis. As matrículas abrangem 184 escolas das 21 Gerências Regionais de Educação.

Outra temática abordada foram os projetos já lançados voltados para a colaboração com os municípios, como o Pacto pela Educação e o Pacto pelas Crianças. O Pacto pela Educação, por exemplo, institui o Sistema Estadual de Educação e é um acordo entre Estado e Municípios piauienses que visa fortalecer o Regime de Colaboração por meio de diálogos permanentes, ações conjuntas coordenadas, articuladas e voltadas para a melhoria dos indicadores educacionais, potencializando a capacidade de cada ente.