Educação piauiense participa de Jornada Formativa pela Aprendizagem em São Paulo

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) participou da Jornada Formativa pela Aprendizagem 2023, promovida pelo Instituto Gesto. Com a participação de representantes pedagógicos de todo o país, o evento aconteceu entre os dias 5 e 7 de junho, em São Paulo. Durante a Jornada Formativa, foram realizadas atividades estratégicas para fortalecer a recomposição da aprendizagem e alfabetização de estudantes da educação básica.

Os dados da educação piauiense, no âmbito da Rede Pública Estadual, foram compartilhados pela equipe composta pela Coordenadora do Eixo, Lia Sousa; a gerente de Formação, Elenice Nery; a Gerente de Ensino Fundamental, Marília Aragão; e o superintendente de Ensino da Seduc, Antonio Amaral.

O encontro proporciona palestras, oficinas e socialização de ações entre os pares, como lembra o superintendente de Ensino da Seduc, professor Antônio Amaral. “A Jornada promoveu e estimulou o diálogo sobre as práticas de implementação da Recomposição da Aprendizagem, o compartilhamento de práticas e experiências vivenciadas. O foco foi absorver estratégias e práticas essenciais para a construção de situações de aprendizagem com qualidade”, afirmou.

Durante a agenda de trabalho, a equipe piauiense irá socializar o plano de ação da rede com foco no avanço do IDEB 2023, ações de Recomposição da Aprendizagem, Busca Ativa e o Fortalecimento do Acompanhamento Pedagógico.

Segundo a gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, o encontro com as outras redes de educação do país permitem traçar estratégias que assegurem a chegada das políticas no chão da escola. "Este encontro permitirá a colaboração e as interações a fim de contribuir com as ações apresentadas por diferentes Redes para potencializar os planos de ação de cada uma, revisitando os diagnósticos sobre as avaliações externas, os dados de Proficiência e Fluxo do IDEB para estabelecer recomposição e ou o avanço da aprendizagem por escola", declarou Marília.

A Coordenadora Estadual do Eixo de Fortalecimento da Aprendizagem do PPAIC, Lia Sousa, destacou a importância de construir um caminho formativo inclusivo. “A jornada de aprendizagem nos propiciou uma imersão de três dias na discussão e indicativo de práticas essenciais com estratégias de situações de aprendizagem com qualidade para a garantia da alfabetização das crianças até o segundo ano do ensino fundamental. Voltamos fortalecidos para continuar na construção de um caminho formativo com monitoramento de ações de promoção da aprendizagem com equidade e que envolve currículo, formação e avaliação”, pontuou.

A gerente de Formações da Seduc, Elenice Nery, observou a oportunidade de trocar experiência entre redes municipais e estaduais para o enriquecimento de propostas pedagógicas no estado. “O Piauí possui muitas propostas prontas e a troca de experiência permite melhorar o planejamento. Por exemplo, nós temos projeto de recomposição de aprendizagem na casa e essas discussões nos guia a buscar melhorias em paralelo ao que já estamos fazendo enquanto formação continuada de acordo com a realidade de cada escola. Temos pautas que a rede do Piauí já se debruça e vamos levando proposta interessantes para a nossa rede tendo em vista o melhor planejamento de formações para professores, coordenadores e gestores para o ano de 2023”, enfatizou.