Estudantes participam da etapa polo dos Jogos Escolares Piauienses em Água Branca

• José Vinicius
  • 07/06/2023

Os times de estudantes da 6ª e da 18ª Gerência Regional de Educação (GRE), que foram classificados na etapa das GREs dos Jogos das Escolas Públicas Estaduais do Piauí (JEPEPs), participaram, na terça-feira (06) e na quarta-feira (07) da etapa polo dos Jogos Escolares Piauienses (JEPIs), disputando a fase que levará os campeões para a fase estadual, que por sua vez ocorre do dia 27 de junho ao dia 2 de julho, em Teresina.

A competição ocorreu no município de Água Branca, no Ginásio poliesportivo Zezinho Baleia, nas quadras poliesportivas do Centro Estadual de Tempo Integral Monsenhor Bozon, da Escola Municipal Hermes Fonseca e da Escola Municipal Joaquim Calado, contando com a participação de alunos de escolas dos municípios correspondentes à Grande Teresina e à Regeneração.

Na categoria de futsal masculino, o time campeão foram os estudantes do CETI Sebastião Ribeiro, do município de Palmeirais (18ª GRE) e a Unidade Escolar Alberto Nunes, em Regeneração (6ª GRE). Na categoria de futsal feminino, as campeãs foram as estudantes da U.E Noronha Filho, localizada em Monsenhor Gil (18ª GRE).

Os jogos são destinados aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas Públicas Estaduais na categoria infantil (de 12 a 14 anos) e infanto (de 15 a 17 anos), masculino e feminino. Estão sendo disputadas as modalidades: atletismo, natação, badminton e judô, na categoria individual; e futsal, basquete, vôlei e handebol, pela categoria coletiva.

A primeira etapa dos jogos aconteceu nas escolas, por meio dos jogos interclasse, quando foram definidas as equipes de cada escola para participar da seletiva das GREs, que por sua vez, participam da segunda etapa que começam a acontecer nas cidades-sede das 21 Gerências Regionais de Educação com representantes dos municípios jurisdicionados.

Os Jogos das Escolas Públicas Estaduais do Piauí (JEPEPs) e os JEPIs têm estimulado e fomentado cada vez mais a prática esportiva no chão da escola e, ao mesmo tempo, favorecido a integração entre escolas das variadas regiões do estado.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, chama a atenção para a importância da parceria entre esporte e educação. “Acreditamos e apostamos na integração da escola com o esporte porque traz valores importantes para a formação dos nossos estudantes como, por exemplo, liderança, trabalho em equipe, perseverança e superação. Esses aspectos, aliados à educação, ajudam no aprendizado e no desenvolvimento social dos nossos jovens. Por isso, eventos como esse são tão importantes”, explica o gestor.

Próximos datas dos JEPIs

14 e 15/06 - 9ª GRE (Picos)

16 e 17/06 - 13ª GRE (São Raimundo)

20 e 21/06 - 14ª GRE (Bom Jesus)