Equipe da SUETPEJA se reúne com gestores das regiões de Oeiras e São João do Piauí

• José Vinicius
  • 07/06/2023

Em agenda realizada na terça-feira (06), a equipe da Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), se reuniu com gerentes e gestores de educação da 8ª Gerência Regional de Educação (GRE), em Oeiras; e da 12ª GRE, em São João do Piauí, para uma visita de reconhecimento e comemoração pelas 10.700 matrículas alcançadas para os cursos de Educação Profissional e Técnica do projeto Seduc Tec ofertados na Rede Estadual de Educação.

Desde fevereiro estão sendo realizadas reuniões com gerentes e gestores jurisdicionadas às gerências para alinhar estratégias de ensino e planejar as ofertas de cursos da Educação Técnica e Profissional. Com 19 GREs já visitadas, das 21 existentes no estado, a expectativa é concluir as visitas até o final de junho, nos municípios de Bom Jesus (14ª GRE) e Corrente (15ª GRE).

Para o superintendente da SUETPEJA, Paulo Henrique Pinheiro, os diálogos facilitam a montagem de estratégias conjuntas, bem como a verificação de situações que podem ser corrigidas nas localidades. “O objetivo dessas reuniões são uma maior aproximação com os gestores da GRE e das escolas para que possamos traçar em conjunto as estratégias para o cumprimento das metas do plano de governo do Rafael Fonteles. Isso já surtiu resultado porque houve um grande engajamento de diretores e gerentes das GREs nas matrículas do Seduc Tec, resultando em 10.700 matrículas, batendo a meta que foi estabelecida de 10.200 matrículas. Esse processo continua na perspectiva de também fortalecermos a Educação de Jovens e Adultos (EJA), que temos o novo desafio de alcançar a meta de 25 mil matrículas no estado”, declara o superintendente.

Na ocasião houve ainda a entrega de chips para os alunos do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Rocha Neto, CETI Farmacêutico João Carvalho e CETI Jose Cândido Ferraz que fazem parte do Seduc Tec. A distribuição dos chips visa beneficiar os alunos em situação de vulnerabilidade, possibilitando que eles tenham acesso a um ambiente virtual de aprendizagem fora do ambiente escolar e poder dar continuidade aos seus cursos por meio da Educação à Distância.

Seduc Tec

Projeto que faz parte do Acelera Seduc, o Seduc Tec visa a ampliação da oferta de cursos técnicos e profissionais de nível médio integrado à modalidade de Tempo Integral preparando os estudantes para o mundo do trabalho. O investimento do projeto de expansão dos cursos é de mais de 4 milhões reais. Dentre os cursos ofertados, estão: Desenvolvimento de Sistemas com Ênfase em Inteligência Artificial, Turismo com ênfase em Empreendedorismo, Marketing Digital, Programação de Jogos Digitais e Sistemas de Energias Renováveis. As matrículas abrangem 184 escolas das 21 Gerências Regionais de Educação.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca que o nível de aprendizagem dos estudantes é comprovadamente melhor na modalidade de Tempo Integral associada à oferta de cursos profissionalizantes. “O modelo de escola de Tempo Integral associado com o Ensino Profissional e Técnico gera fortalecimento de aprendizagem, melhora índices sociais, econômicos, inclusive fortalecendo as habilidades socioemocionais dos jovens e favorece o ingresso no mundo do trabalho”, defende.

Para beneficiar os estudantes, a Seduc fará a distribuição de mais de 10 mil chips para os alunos matriculados nos cursos técnicos e profissionais da Rede Estadual de Educação. “Nós estamos distribuindo, na primeira etapa, 800 chips para alunos que estão matriculados nos cursos de Educação Profissional e Técnica no âmbito da expansão do Seduc Tec. Na segunda etapa, nós vamos expandir a entrega de chips para todos os alunos que estão matriculados na expansão do Seduc Tec, que usam a educação à distância como ferramenta metodológica, alcançando todos os alunos matriculados”, finaliza o superintendente Paulo Henrique.