OBMEP: No Piauí, mais de 170 mil estudantes da Rede Estadual participam da Olimpíada Brasileira de Matemática

Nesta terça-feira (30) foi realizada a aplicação da 1ª fase da 18ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) nas escolas da Rede Estadual de Educação. Mais de 170 mil estudantes de 633 escolas da Rede Estadual do Piauí participam da maior competição científica do país nos três turnos.

Com o objetivo de estimular e promover o estudo da Matemática no Brasil, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica, a 18ª OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas municipais, estaduais, federais e de escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação.

A primeira fase consiste em uma prova objetiva composta por 20 questões de múltipla escolha, com 2 horas e 30 minutos de duração para a sua resolução. Os alunos que obtiverem as maiores notas serão classificados para a segunda fase da olimpíada, que acontece no dia 7 de outubro, contando com 6 questões discursivas, com duração de 3 horas.

De acordo com o superintendente de Educação Básica, Antônio Amaral, está sendo planejada uma preparação para os estudantes classificados para a 2ª fase da OBMEP. “Hoje é a primeira fase da OBMEP que reúne mais de 19 milhões de estudantes. Essa primeira fase é organizada pela escola que, por sua vez, selecionará um time de estudantes para representá-la. Pretendemos universalizar a preparação dos estudantes classificados para a segunda fase da Olimpíada em todo o estado, em parceria com o Canal Educação. Na segunda fase serão selecionados os 500 melhores estudantes com os maiores desempenhos do país. Este ano, temos cinco estudantes da Rede Estadual que alcançaram os melhores desempenhos do estado na edição passada da Olimpíada que irão participar, no dia 4 de junho, da Cerimônia Nacional de Premiação da OBMEP, que acontece em Florianópolis”, detalha o superintendente.

As provas são preparadas segundo o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será em 2 de agosto e a dos premiados em 20 de dezembro.

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr (PIC), como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa. O valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado este ano, com aumento de 200%.

Torneio de Matemática

No dia 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, a Secretaria de Estado da Educação promoveu I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²). De acordo com o secretário da Educação, Washington Bandeira o projeto criado pela Secretaria da Educação (Seduc) visa estimular o estudo da matemática e contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e em outras avaliações externas. “Com o TME² os alunos tiveram a oportunidade de se preparar para a OBMEP. O Torneio de Matemática faz parte do Seduc Olímpica que dá todo o incentivo para que os estudantes de alto rendimento também se destaquem nas Olimpíadas nacionais”, afirma o gestor.