Enem 2023: Inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio terão início na próxima segunda (05)

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) iniciam na próxima segunda-feira, 05 de junho, e encerram dia 16. Este ano, estudantes de todo o país realizarão a prova nos dias 5 e 12 de novembro em busca de ingressar no Ensino Superior.

Elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), em parceria com o Ministério da Educação, o Enem é hoje a principal porta de entrada para o Ensino Superior em todo o Brasil, avaliando o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica.

Para realizar a inscrição no Enem 2023, o aluno deverá acessar a página de inscrição no site oficial do Inep, informando o Cadastro de Pessoa Física (CPF), Registro Geral (RG), data de nascimento, endereço de residência e demais informações necessárias, além de preencher um questionário socioeconômico e efetuar o pagamento da taxa de inscrição.

O pagamento da taxa de inscrição do Enem 2023 destina-se ao participante que não solicitou ou não obteve a isenção e esse participante deverá gerar a GRU Cobrança e efetuar o pagamento, no valor de R$ 85,00 (oitenta e cinco reais), no período de 5 a 21 de junho.

Os candidatos que necessitam de Atendimento Especializado ou Tratamento pelo Nome Social devem fazer a solicitação através da Página do Participante do Enem 2023 entre os dias 5 e 16 de junho.

O Atendimento Especializado é destinado a pessoas com deficiência ou condição especial, garantindo assim, recursos de acessibilidade necessários para a realização da prova. Já o Tratamento pelo Nome Social é destinado aos candidatos transgêneros e travestis, que podem optar por serem identificados pelo nome social durante a aplicação do exame.

Ao realizar todo o cadastro, o estudante terá acesso completo à área do participante disponível dentro do site. Nela é possível conferir o cartão de confirmação com informações sobre: data e horário da prova, local e sala de realização, idioma estrangeiro optado pelo participante, cronograma das provas.

A aplicação do exame ocorre nos dias 5 e 12 de novembro, quando os participantes fazem provas de quatro áreas de conhecimento: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias, no primeiro dia, contemplando 90 questões, com 5 horas e 30 minutos de duração, além de uma Redação que exige o desenvolvimento de um texto dissertativo-argumentativo a partir de uma situação-problema. No segundo dia, serão aplicadas as provas de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Matemática e suas Tecnologias, com 90 questões e duração de 5 horas, totalizando 180 questões nos dois dias.

O gabarito da prova ficará disponível no site do Inep no dia 24 de novembro e o resultado do exame será divulgado no dia 16 de janeiro de 2024. Instituições de ensino públicas e privadas utilizam a nota do Enem para selecionar estudantes. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos como o Sistema de Seleção Unificado (SISU) e o Programa Universidade Para Todos (PROUNI), além de servirem de parâmetros para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

A Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) tem se preparado para realizar uma forte mobilização nas escolas da Rede Estadual de Educação para incentivar e auxiliar os estudantes, desde a inscrição no Enem, e toda a preparação e orientação para a prova. Além da realização do Novo Pré-Enem Seduc, que percorre todos os municípios do estado levando revisões e preparatórios para o Enem aos estudantes, contando com uma grande equipe de professores.

Para o secretário da Educação, Washington Bandeira, o Novo Pré-Enem Seduc será uma das ferramentas essenciais para a preparação dos estudantes. “Vamos aumentar os simulados, as revisões, fortalecer as oficinas para os professores, o reforço escolar no contraturno e o número de avaliações para que os nossos estudantes cheguem no Enem totalmente preparados para a aprovação”, declarou o gestor.

Com informações da assessoria de comunicação do Inep