Graduandos compartilham suas experiências educacionais com os estudantes do Ceti Raldir Cavalcante

Com o objetivo de compartilhar experiências educacionais que contribuam para a formação dos estudantes, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Raldir Cavalcante Bastos, localizado na zona Sudeste de Teresina, realizou o "I Encontro do Pibid no Raldir", trazendo o tema "Saberes compartilhados: diálogos sobre práticas para aprendizagens”. A proposta de atividade foi desenvolvida por graduandos do curso de Educação Física, que são participantes do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

Para Lívia Ribeiro, estudante da 3ª série do Ensino Médio do centro educacional, o Pibid ajuda na compreensão dos temas trabalhados nas aulas de Educação Física ao utilizar exemplos práticos. "Com a participação dos pibidianos, as aulas se tornam mais dinâmicas, interativas e participativas " ressalta a jovem.

O encontro contou com palestras, bate-papos realizados pela supervisora e da coordenadora do programa Pibid na UFPI, apresentação musical e entrega de certificados. O momento teve a presença de estudantes da 3ª série do Ensino Médio do terceiro ano e de ex-alunos da escola.

Rayrlla Barbosa, graduanda de Educação Física na UFPI, considera que os diálogos e ações realizados na comunidade escolar auxiliam de forma fundamental na formação de todos os que dela participam. "Estar no Raldir me possibilita a experiência de poder acompanhar os alunos. Para os estudantes, em especial, é importante dizer que eles se dediquem sempre, pois aqui é uma base de uma etapa importante. É importante realizar essa parte da vida bem-feita para que não haja arrependimentos", destaca.

A professora orientadora do evento, Rosângela Silva, ressalta a relevância da atividade realizada como um momento de interação entre a escola e os acadêmicos de Educação Física. "A oportunidade do ensino-aprendizagem é uma contribuição que soma para a Educação. Continuem nesse caminho de interesse por questões escolares, ou seja, por tudo aquilo que acontece na escola", finaliza.

O Pibid

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência oferece bolsas de iniciação à docência aos alunos de cursos presenciais que se dediquem ao estágio nas escolas públicas e que, quando graduados, se comprometam com o exercício do magistério na rede pública. O objetivo é antecipar o vínculo entre os futuros mestres e as salas de aula da rede pública. Com essa iniciativa, o Pibid faz uma articulação entre a educação superior (por meio das licenciaturas), a escola e os sistemas estaduais e municipais.

A intenção do programa é unir as secretarias estaduais e municipais de educação e as universidades públicas, a favor da melhoria do ensino nas escolas públicas em que o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) esteja abaixo da média nacional, de 4,4. Entre as propostas do Pibid está o incentivo à carreira do magistério nas áreas da educação básica com maior carência de professores com formação específica: ciência e matemática de quinta a oitava séries do ensino fundamental e física, química, biologia e matemática para o ensino médio.