Ícone buscar

Estudantes da Rede Estadual fazem prova da 1ª fase da OBMEP nesta terça-feira (30)

  • Pedro Melo
  • 26/05/2023

Maior competição científica do país, a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) terá a realização da sua primeira fase nesta terça-feira (30). No Piauí, 171.403 alunos da Rede Estadual se inscreveram para o certame. A olimpíada ocorre em duas fases: a primeira é composta por uma prova objetiva de 20 questões, e a segunda por uma prova discursiva de 6 questões. Os classificados para a etapa seguinte farão a prova da 2ª fase em 7 de outubro.  

As provas são preparadas segundo o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio). A divulgação dos aprovados para a segunda etapa será em 2 de agosto e a dos premiados em 20 de dezembro. 

A 18ª OBMEP é dirigida aos alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e aos alunos do Ensino Médio, de escolas públicas municipais, estaduais, federais e de escolas privadas, bem como aos respectivos professores, escolas e secretarias de educação, todos localizados no território brasileiro.

Os alunos que conquistarem medalhas nacionais são convidados a participar do Programa de Iniciação Científica Jr. (PIC) como incentivo e promoção do desenvolvimento acadêmico. Os participantes de escolas públicas recebem uma bolsa de incentivo de R$ 300 para participarem do programa. O valor da bolsa concedida pelo CNPq foi reajustado este ano, com aumento de 200%.  

Preparação  

Para ajudar na preparação dos estudantes para a OBMEP e estimular o estudo de matemática, o Governo do Piauí, por meio da Seduc, criou o Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²). O certame foi aplicado no último dia 6 de maio, Dia Nacional da Matemática, e contou com a participação de 62.783 estudantes. Das 458 escolas estaduais com Ensino Médio Regular no Piauí, 407 tiveram estudantes inscritos, o que corresponde a aproximadamente 90% de participação das escolas. 

“Esta ação foi projetada como a primeira ação dentro de um programa do Seduc Olímpica e, este por sua vez, está dentro do programa maior: o Acelera Seduc. Ao reconhecer jovens talentos, a Seduc fortalece o prosseguimento das suas carreiras científicas e, assim, amplia ainda mais o resultado dos nossos estudantes melhorando a proficiência de matemática dos estudantes do estado”, destaca Antônio Amaral, Superintendente de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI).

Outras Notícias

Notícias
19/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira anunciam parceria com a Meta, gigante da tecnologia, para capacitar Estudantes Seduc

Notícias
19/04/2024

Governador Rafael Fonteles e Secretário Washington Bandeira assinam ordem de serviço para construção de quadra poliesportiva no CETI Malaquias Ribeiro, em São Lourenço do Piauí

Notícias
19/04/2024

38 estudantes Seduc são classificados para a última fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

Notícias
19/04/2024

Secretário da Educação, Washington Bandeira, se reúne com o Representante das Nações Unidas para o Desenvolvimento, Cláudio Providas

Notícias
19/04/2024

Seduc realiza 1ª convocação para professor substituto de EPT e EJA

Notícias
19/04/2024

Projeto desenvolvido em escola Seduc no município de Barras incentiva o hábito da leitura nos estudantes