Destaque nacional na Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP), o Piauí participa da 9ª edição da competição que ganhou a preferência dos estudantes do Estado. A aplicação das provas da 1ª fase da OBMEP aconteceu nesta terça-feira (4), nas escolas de ensino fundamental e médio da Capital e do interior.
No Liceu Piauiense mais de 1.300 alunos, do ensino médio de tempo integral e do integrado ao ensino profissional, responderam das provas da olimpíada. A assiduidade chegou a quase 100%, com os alunos empenhados na resolução de todas as questões aplicadas, como explica o coordenador da OBMEP no Liceu, professor Janilson Cleto.
"Aqui não encontramos nenhuma resistência dos alunos em participar dos diversos tipos de avaliações externas nas quais estamos inscritos, pois temos uma educação de tempo integral onde os estudantes dominam diversas formas de conhecimento", relata o coordenador.
"É a primeira vez que participo dessa competição e quero ganhar uma medalha. Apesar da prova ter sido um pouco complexa, acho que dá pra ter um bom resultado, pois temos um ótimo ensino de matemática aqui no Liceu", afirma confiante o aluno.
O diretor da escola, Avelar Almeida, revela que além do horário estendido por conta da modalidade tempo integral, no Liceu foi criada uma aula extra, para preparar melhor os alunos em eventos como este.
"Criamos aqui o que nós chamamos de 10° horário. Alunos do 3º ano do ensino médio recebem um acréscimo na carga horária de uma aula, afim de prepará-los melhor para a OBMEP, outras olimpíadas e para o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio)", ressalta o diretor.
A 2ª fase
da 9ª OBMEP acontece no dia 14 de setembro. A divulgação dos premiados será
feita no dia 29 de novembro, no site www.obmep.org.br. Em 2013 foram
inscritos 18,7 milhões de alunos de 47.144 escolas em todo o
Brasil.