Protagonismo jovem: escolas estaduais em Teresina recebem visita da equipe de Supervisão dos Grêmios Estudantis

Fortalecer a participação e o protagonismo estudantil é uma das diretrizes pedagógicas que envolvem o planejamento estratégico da Secretaria da Educação (Seduc). Nesse sentido, a equipe que compõe a Supervisão às Ações dos Grêmios Estudantis (SUGRES) realizou uma série de visitas às Unidades Escolares Estado de São Paulo, Domício Magalhães de Melo e Lourival Parente, em Teresina, nesta terça-feira (9). A ação faz parte de um calendário de visitas com encontros formativos sobre a importância do grêmio estudantil para a escola.

De acordo com Hedson Barata, supervisor de Grêmios Estudantis, o objetivo da visita foi de orientar tanto o corpo docente e gestor da escola, como os estudantes sobre a importância da instalação do grêmio estudantil. “Tivemos um encontro com os líderes de turma, fazendo a formação do Grêmio Estudantil, criando também a comissão Pró-Grêmio para andamento da criação do Grêmio Estudantil nas escolas. O público-alvo são os alunos da 1ª a 3ª Série do Ensino Médio matriculados regularmente nas escolas da Rede Estadual. Num primeiro momento, buscamos fazer uma formação com os gestores e diretores das escolas. Depois é feito um encontro regional com as escolas já visitadas para fazer atendimento aos estudantes, com palestras sobre liderança e constituição do grêmio, direitos e deveres”, esclarece.

O cronograma de atividades previsto para 2023 inclui a meta de expandir o número de grêmios estudantis nas escolas para realizar trabalhos com foco no protagonismo dos estudantes. “O grêmio garante a participação ativa dos estudantes, não apenas na escola, como na sociedade. Além de ser relevante para fortalecer a cidadania e democratizar a escola, dando voz aos jovens e levando suas considerações e opiniões aos responsáveis”, conta Vinícius Noleto, supervisor de Grêmios Estudantis que também esteve presente na visita.

O grêmio estudantil representa os interesses dos estudantes e leva reivindicações às instâncias escolares, além de propor a execução das mais diversas atividades desenvolvidas nos espaços educacionais como palestras, exposições, jogos esportivos, eventos culturais, aulas complementares, dentre outros.