Mais de 60 mil estudantes participam da 1ª etapa do Torneio de Matemática das escolas estaduais

• Pedro Melo
  • 08/05/2023

O I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí (TME²) contou com a participação de 62.783 estudantes na 1ª etapa da competição, realizada no último sábado (6), Dia Nacional da Matemática. Das 458 escolas estaduais com Ensino Médio Regular no Piauí, 407 tiveram estudantes inscritos, o que corresponde a aproximadamente 90% de participação das escolas. Registrou-se ainda a presença de alunos matriculados na Educação Profissional e de Jovens e Adultos (EJA).

O TME² é um projeto criado pela Secretaria da Educação (Seduc) que visa estimular o estudo da matemática e contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas) e em outras avaliações externas. Nesta terça-feira (9), o gabarito oficial e a resolução comentada da prova serão divulgados. Até o próximo dia 16 de junho será divulgada a lista de estudantes classificados para a 2ª fase do torneio, a ser realizada no dia 24 de junho.

Na 2ª etapa do torneio, o certame irá propor aos classificados a resolução de quatro problemas discursivos com pontuação de 20 pontos cada. Ao final do torneio, 32 estudantes serão contemplados com medalhas de ouro para todo o Estado, 63 com medalhas de prata e 105 com medalhas de bronze por Gerência Regional de Educação (GRE), além de 210 menções honrosas, sendo 10 por GRE. O cronograma do TME² prevê ainda a realização da “Jornada Especial da Matemática”, a ser ofertada aos 200 estudantes com melhores notas, por meio de uma imersão para um treinamento olímpico especializado.

Com o I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí, os alunos estarão mais preparados para outras competições. “É uma ação completa, pois aproxima e envolve toda a comunidade escolar, impulsionando o aprendizado e descobrindo novos potenciais. O Torneio de Matemática faz parte do Seduc Olímpica que dá todo o incentivo para que esses estudantes de alto rendimento também se destaquem nas Olimpíadas nacionais”, pontua o Secretário da Educação, Washington Bandeira.

O Superintendente de Ensino da Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI), Antônio Amaral, destaca a boa participação dos estudantes na 1ª etapa do torneio. “Essa boa participação no TME² dá condições para que possamos selecionar um grupo de estudantes oriundos de todas as regionais de ensino para o trabalho aprofundado e sirva de um treinamento para a OBMEP.  Iremos criar inúmeras oportunidades para os jovens no prosseguimento das suas carreiras científicas e, assim, ampliar ainda mais o resultado dos nossos estudantes melhorando a proficiência de matemática dos estudantes estado”, destaca.