Seduc realiza capacitação para gestores pedagógicos com orientação para a aplicação da Avaliação Diagnóstica nas escolas

• José Vinicius
  • 05/05/2023

Buscando proporcionar toda a orientação necessária para a aplicação da segunda Avaliação Diagnóstica de 2023 em toda a Rede Estadual de Educação do Piauí, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), realizou, na manhã dessa sexta-feira (05), uma capacitação para os gestores regionais de educação, diretores de escolas e coordenadores pedagógicos, integrados na Rede de Ensino.

A Avaliação Diagnóstica tem por objetivo diagnosticar e acompanhar o desempenho dos alunos da Rede Estadual de Ensino, especialmente nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática, de modo a subsidiar a reformulação e a implementação de políticas educacionais com vistas à melhoria da qualidade da Educação Básica no Estado. Participarão da avaliação todas as 640 escolas e os 138.322 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental a 3ª série do Ensino Médio da Rede Estadual.

A capacitação, iniciada às 09h, foi transmitida ao vivo no Youtube por meio do Canal Educação, contando com a apresentação da gerente de Ensino Fundamental da Seduc, Marília Aragão, e da gerente de Currículo e Avaliação da Seduc, Eudelaine Pereira. De acordo com Marília Aragão, a Avaliação Diagnóstica faz parte do projeto de Recomposição da Aprendizagem do programa Acelera Seduc. “Nós temos muitas ações em andamento, desde que foi lançado o programa Acelera Seduc, inclusive o projeto de Recomposição da Aprendizagem. Iniciamos o ano com a realização da primeira fase da avaliação diagnóstica e depois trabalharemos os resultados juntamente com a nossa equipe”, declara Marília.

“Todos os esclarecimentos para garantir uma excelente operacionalização dessa prova estão sendo feitos aqui hoje. Teremos algumas ações diferenciadas no Canal Educação. Estamos organizando uma segunda avaliação robusta e coesa que seja capaz de subsidiar as práticas de todos os gestores, coordenadores e professores da Rede Estadual de Educação do Piauí", reforça a gerente de Currículo e Avaliação da Seduc, Eudelaine Pereira.

O momento foi ministrado pela assistente de projetos da Fundação Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação (CAEd), a professora Eveline Mazini Siervi, que detalhou sobre os procedimentos de cadastro da equipe de aplicação, como é realizado o download dos testes, o lançamento das respostas e o monitoramento da aplicação. “Esse momento é muito importante para que toda a equipe de aplicação possa conhecer mais sobre os procedimentos da plataforma da Avaliação Diagnóstica do projeto Recomposição da Aprendizagem e de como será a estrutura dessa avaliação”, revela Eveline Siervi.

A Avaliação Diagnóstica, realizada pela Unidade de Currículo, Avaliação e Formação pela (UCAF), conjuntamente com  Unidade de Currículo, Avaliação e Formação, conjuntamente com o CAEd, será no formato impresso, contando com 22 questões de Língua Portuguesa e 22 de Matemática, para os alunos do 2º ao 6º ano do Ensino Fundamental; 26 de Língua Portuguesa e 26 de Matemática, para os alunos do 7º ao 9º ano do Ensino Fundamental e 1ª a 3ª série do Ensino Médio, com duração de 1 hora cada prova e dividida em dois dias. Os testes ocorrerão durante os dias 16 e 25 de maio, com previsão de lançamento das respostas entre os dias 16 e 31 de maio.

O secretário da Educação, Washington Bandeira, destaca a importância de organizar as ações da Secretaria, tendo como norte os dados evidenciados nas avaliações para então realizar intervenções necessárias para melhoria da qualidade do ensino e aprendizagem. “O uso de dados coletados com a estratégia de Avaliação Diagnóstica torna-se um instrumento de acompanhamento e aperfeiçoamento do processo de aprendizagem do estudante. Estas evidências geradas nas escolas são fundamentais no planejamento do trabalho pedagógico para as instituições entenderem os níveis de aprendizagem em que os estudantes se encontram, assim como identificar possíveis defasagens do ano letivo e, a partir deste diagnóstico, reunir as equipes e direcionar as intervenções pelos professores”, afirmou o gestor.

A escola, com o apoio da Gerência Regional de Educação (GRE) e da Seduc, organizará um momento para analisar coletivamente os resultados obtidos na avaliação diagnóstica, conforme explica o Superintendente da Educação Básica, Antônio Amaral. “A avaliação diagnóstica é importante para confirmar se os objetivos de aprendizagem foram alcançados, total ou parcialmente, pelos estudantes e dispor de indicadores que orientem o planejamento das ações com foco no processo de ensino e aprendizagem, na retomada de objetos de conhecimentos necessários ao desenvolvimento das competências e habilidades propostas, com vistas à definição de programas de recuperação e recomposição da aprendizagem aos que não alcançaram estes objetivos”, informou Amaral.