Palestra sensibiliza os estudantes do Ceti João Henrique na prevenção do uso de álcool e drogas

• José Vinicius
  • 04/05/2023

Com o objetivo de dialogar com os estudantes sobre os perigos no uso de álcool e outras drogas, fortalecendo a prevenção, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, localizado no bairro Morado Nova, em Teresina, realizou uma palestra, na tarde da quarta-feira (03), em parceria com a Coordenadoria de enfrentamento as Drogas e Fomento ao Lazer (CENDFOL) e o Instituto Avante.

A palestra, ministrada por Francelino Carvalho de Mesquita, membro do Instituto Avante, faz parte do projeto Paz na Escola, que objetiva realizar ações pedagógicas integradas para o enfrentamento à violência nas escolas, estratégias de promoção da paz nas Instituições Educacionais e combate aos discursos de ódio e extremismo.

De acordo com a presidente do Instituto Avante, Luciana Fontes, a temática central da palestra foi prevenção do uso de álcool e outras drogas mais foram abordadas outras problemáticas que afetam diretamente os jovens. “O nosso instituto tem como política a defesa dos direitos da juventude e toda nossa metodologia é trabalhada para que os jovens reflitam sobre ações que causam agressões a suas próprias vidas”, explica a presidente.

A diretora do centro educacional, Djanira Alencar, destaca a importância da abordagem da temática da palestra aos estudantes e revela que o projeto Paz Na Escola será desenvolvido ao longo do ano, com vários momentos como rodas de conversa, palestras e um pouco do fomento da cultura de paz, sensibilizando os alunos sobre a importância de serem cidadãos éticos, de ter a preocupação com o seu futuro, de buscar o conhecimento, esclarecendo pautas que são importantes para suas vidas.

“Tendo em vista que os jovens e adolescentes hoje estão muito vulneráveis, há a necessidade de estarmos a todo momento, esclarecendo sobre a importância da prevenção do uso de álcool e outras drogas. Sabemos que hoje as famílias estão muito desconfiguradas. Então cabe a nós, também, fazermos essa ponte de levar o conhecimento, levar a informação e sensibilizar os nossos alunos quanto à prevenção contra o uso de álcool e drogas para que eles não venham destruir a própria vida. E como eles estão em um momento vulnerável em que eles veem muito isso, as vezes na própria casa, na própria família, é importante que nós possamos dar essas orientações”, declara a gestora escolar.

O secretário de Educação, Washington Bandeira, reforça as ações da Secretaria de Estado da Educação para promover a cultura de paz nas escolas. “Dentre as ações da Seduc, posso citar o fortalecimento da atuação das nossas equipes multiprofissionais, como psicólogos e assistentes sociais nas escolas, inclusive com a convocação de novos profissionais. A Seduc está atuando para fortalecer as ações repressivas e, sobretudo, as ações preventivas, educativas aos alunos, aos gestores educacionais e aos familiares dos alunos para promoção da paz nas escolas”, completa o secretário.