Ícone buscar

Estudantes exploram uso da matemática em preparação para torneio estadual

  • Willame Lucas
  • 03/05/2023

As escolas da Rede Estadual de Educação do Piauí intensificam a preparação dos estudantes que irão participar das provas no I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí – TME². A aplicação dos testes será realizada no dia 06 de maio de 2023, data em que se comemora o Dia Nacional da Matemática.

O TME² é um projeto criado pela Seduc-PI que visa contribuir para a melhoria do desempenho dos estudantes da rede na OBMEP (Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas). 

Em Piripiri, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Narciso da Rocha Filho desenvolve o trabalho dedicado à matemática já no planejamento do ano letivo com o V Circuito de Matemática.

“A escola tem buscado em diversas atividades, inclusive a V edição do Circuito, preparar os alunos para o Torneio Estadual que é de suma importância para o Ensino Médio participarem dos trabalhos. Os professores de matemática também estão realizando atividades dedicadas, identificando dificuldades e fornecendo subsídios para aprendizagem da disciplina”, informa a gestora escolar Inez Maria.

A quinta edição do circuito traz como proposta o alinhamento de duas áreas com o tema “Matemática e Tecnologia: A importância do conhecimento matemático para o desenvolvimento das novas tecnologias”.

Os estudantes da 3ª série do Ensino Médio trabalharam em grupo a aplicação da matemática robótica, inteligência artificial, tecnologia imersiva, tecnologia de jogos digitais e tecnologia no cotidiano.

O resultado da atividade foi uma diversificada produção artística e científica norteadas por pesquisa bibliográfica, como relata gestora escolar Inez Maria. “Com base na matemática e na tecnologia, foram realizadas pesquisas bibliográficas, relatório sobre os temas abordados, confecção de robôs e maquetes, apresentação de jogos digitais interativo, demonstração de técnicas e simuladores utilizando a inteligência artificial, utilização de material com os óculos 3D para imersão na realidade virtual e atividades dinâmica”, informa a gestora.

I Torneio de Matemática das Escolas Estaduais do Piauí

O Torneio possui natureza disciplinar envolvendo conhecimentos matemáticos, tendo como público-alvo estudantes da 1ª, 2ª e 3ª série do Ensino Médio, em todas as modalidades de ensino. O TME² objetiva elevar o  resultado de conquistas de medalhas na OBMEP e outras e a elevação dos índices das avaliações de aprendizagem (SAEB, SAEPI).

No TME² são aplicadas prova objetiva e subjetiva para estudantes do Ensino Médio em todo o território piauiense. Em 16 de junho ocorrerá a divulgação dos classificados para a 2ª fase do Torneio, que acontece na data 24 de junho.

Outras Notícias

Notícias
24/04/2024

Seduckathon: Estudantes Seduc encaram desafio de transformação educacional por meio da tecnologia

Notícias
24/04/2024

Seduckathon: EUA e Coreia do Sul serão os destinos dos estudantes premiados

Notícias
24/04/2024

Enem dos Concursos: Última revisão que antecede o exame é realizada neste domingo (28)

Notícias
24/04/2024

Seduckathon: Centro de Convenções de Teresina receberá a competição de tecnologia entre Estudantes Seduc a partir dessa quarta-feira (24)

Notícias
23/04/2024

Professores Seduc do Piauí são selecionados para formação nos EUA

Notícias
23/04/2024

Secretário de Educação do Piauí, Washington Bandeira, participa de evento de Inovação e Tecnologia para Educação em São Paulo