CEEP José Pacífico é contemplado com laboratório de corte e costura para o curso técnico em Produção de Moda

O Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) José Pacífico de Moura Neto, localizado na zona sudeste de Teresina, foi contemplado, na tarde dessa terça-feira (02), com a entrega do laboratório de corte e costura para o curso técnico em Produção de Moda, ofertado aos estudantes da escola.

Na ocasião, as estudantes do curso de Produção de Moda tiveram a oportunidade de acompanhar uma palestra ministrada por uma profissional da área de Designer de Moda, que compartilhou informações sobre o conceito de moda e um pouco da sua experiência na área. Em seguida foi feita a entrega do laboratório de corte e costura e apresentação das máquinas e suas funcionalidades.

“Eu fiquei muito feliz de saber desse curso técnico de Moda ofertado aqui. Isso é muito importante porque os alunos já saem com a profissão. É uma indústria que precisa de profissionais formados. O mercado precisa de profissionais capacitados e formados na escola e na universidade, pois ainda temos muita gente que aprendeu o ofício apenas em casa. O Ensino Técnico e também universitário traz técnicas e conhecimentos mais específicos que são muito importantes para a indústria prosseguir”, reforça Fernanda Pinheiro.

A estudante do curso técnico em Produção de Moda, Raissa Gabriele revela suas expectativa com o curso. “Esse curso será muito importante para a nossa história, por meio da arte, tecnologia e, principalmente, para o nosso futuro. Eu espero que ele traga ainda mais conhecimento para mim, reforçando os preceitos de que a moda não é só costurar”, completou.

No momento estiveram presentes, o Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA), Paulo Henrique Pinheiro; a diretora da Unidade de Ensino Técnico e Profissional (UETEP) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Adriana Moura; e a diretora do centro educacional, Maria das Dores Andrade. “Estamos proporcionando aos nossos estudantes da Rede Estadual de Ensino toda a estrutura necessária para qualificar ainda mais os nossos cursos técnicos e profissionais.  A ideia é que, com os materiais e uma estrutura moderna e tecnológica, os estudantes finalizem o Ensino Médio mais preparados para o mundo do trabalho”, declara o superintendente Paulo Henrique.

A escola atende um público de 1.200 alunos, nos turnos manhã, tarde e noite, com Ensino Médio Integrado e EJA (Educação de Jovens e Adultos) Técnico. Dentre os cursos técnicos ofertados estão: Informática, Enfermagem, Edificações, Sistema de Energias Renováveis, Manutenção Automotiva, Metrologia, Análises clínicas, Produção de moda, Farmácia e Segurança do Trabalho.

O Secretário da Educação, Washington Bandeira, reforça que estão sendo realizadas ações concretas para expandir o número de matrículas no ensino profissional e técnico voltado para as vocações produtivas do estado. “Queremos melhorar o fluxo dos nossos alunos para os cursos técnicos e qualificá-los para o ingresso no Ensino Superior e para o mercado de trabalho”, finaliza o secretário.