Seduc define prioridades junto ao programa Pacto pelas Crianças

O Secretário de Estado da Educação (Seduc), Washington Bandeira, esteve reunido na manhã desta terça-feira (2) com a primeira-dama do Piauí, Isabel Fonteles, para tratar do Pacto pelas Crianças do Piauí.

Lançado em abril, o programa “Pacto pelas Crianças” é uma iniciativa transversal, que faz parte do Plano de Governo de Rafael Fonteles, e que perpassa por várias áreas, como Saúde, Educação e Assistência Social.

Para atender às demandas do programa, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fortalecerá o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), ampliando o atendimento para crianças de zero a três anos de idade.

No encontro, foram definidas ações pactuadas e os subsídios de investimentos para a execução do programa. “A reunião de hoje do Pacto pelas Crianças foi mais uma etapa de alinhamento quanto às ações da Seduc, definindo quais as metas dentro de cada ação e o investimento. A pasta da Educação estimou o investimento total de 93 milhões de reais, convertidas em três ações. Iniciamos ainda o processo via licitação para a aquisição tanto dos brinquedos para as brinquedo-praça, como dos mobiliários básicos para as creches”, detalhou o secretário Washington Bandeira.

Outra ação da Seduc dentro do programa é mobiliar 200 novas creches para atender 40.000 crianças, com investimento previsto em R$ 40 milhões. Outro objetivo é equipar 100 praças com brinquedos, com custo avaliado em R$ 20 milhões.

Dentro das ações do Pacto pelas Crianças, a Secretaria de Estado da Educação também irá apoiar os municípios piauienses com cessão de espaços para novas creches e equipamentos, mobiliário, além de prestar apoio técnico junto ao Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). “Ficou definido que essa solicitação dos municípios vai ser atendida por demanda, ou seja, o Município manda o seu pedido aqui para Seduc e a equipe do programa junto com a Seduc vão analisar quais são ali as prioridades para que sejam atendidas”, informou Gabriela Oliveira, coordenadora estadual do PPAIC, Gabriela Oliveira.