Segunda etapa dos JEPEPS é iniciada nas Gerências Regionais de Educação

No último sábado (29), foi iniciada a segunda etapa das seletivas para os Jogos das Escolas Públicas Estaduais do Piauí (JEPEPs) pelas Gerências Regionais de Educação (GREs). A abertura, realizada pela 16ª GRE, ocorreu no Ginásio Poliesportivo Governador Guilherme Melo, localizado no município de Fronteiras, envolvendo a participação das escolas dos 12 municípios jurisdicionados à gerência regional.

A primeira etapa dos jogos aconteceu nas escolas, por meio dos jogos interclasse, quando foram definidas as equipes de cada escola para participar da seletiva das GREs, que por sua vez, participam da segunda etapa que começam a acontecer nas cidades-sede das 21 Gerências Regionais de Educação com representantes dos municípios jurisdicionados.

Participam dos jogos os estudantes do Ensino Fundamental e Médio das escolas Públicas Estaduais na categoria infantil (de 12 a 14 anos) e infanto (de 15 a 17 anos), masculino e feminino. Estão sendo disputadas as modalidades: atletismo, natação, badminton e judô, na categoria individual; e futsal, basquete, vôlei e handebol, pela categoria coletiva.

O coordenador dos JEPEPs, João Henrique Castro, explica que as seletivas das GREs classificam as escolas para etapa polo (etapa III) dos jogos escolares, onde além das escolas estaduais estarão envolvidas escolas dos municípios próximos em parceria com a Secretaria de Estado dos Esportes (Secepi). Já a etapa polo, classifica para a etapa estadual, que são os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs). “Os JEPEPs têm estimulado e fomentado cada vez mais a prática esportiva no chão da escola e, ao mesmo tempo, favorecido a integração entre escolas das variadas regiões do estado”, declara o coordenador.

Os Jogos Escolares Piauienses (JEPIs) serão realizados entre os dias 29 junho e 3 de julho, em Teresina, após as etapas municipais, regionais e nos polos do estado. O evento ocorrerá em vários espaços esportivos da capital e contará com a participação de estudantes de 12 a 17 anos das escolas estaduais, municipais, privadas e federais de todo o Piauí, que competirão em 18 modalidades esportivas, e os campeões representarão o estado nas etapas nacionais dos Jogos Escolares Brasileiros, Jogos da Juventude e Paralimpíadas Escolares.

O secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, chama a atenção para a importância da parceria entre esporte e educação. “Acreditamos e apostamos na integração da escola com o esporte porque traz valores importantes para a formação dos nossos estudantes como, por exemplo, liderança, trabalho em equipe, perseverança e superação. Esses aspectos, aliados à educação, ajudam no aprendizado e no desenvolvimento social dos nossos jovens. Por isso, eventos como esse são tão importantes”, explica o gestor.

Cronograma da Etapa GRE JEPEPs 2023

29 de Abril – 16ª GRE (Fronteiras)

5 e 7 de Maio – 6ª GRE (Regeneração)

7 de Maio – 8ª GRE (Oeiras)