Ícone buscar

Projeto de capacitação de apicultores deve fortalecer cadeia produtiva do mel no Piauí

  • Pedro Melo
  • 28/04/2023

Fortalecer a cadeia produtiva do mel no Piauí. Com esse propósito, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) e a Agência de Atração de Investimentos Estratégicos (Investe Piauí) realizaram o evento “Design Estratégico Programa Piauí Doce Mel”, que ocorreu nesta sexta-feira (28), no Auditório da Escola Fazendária, no Centro Administrativo, em Teresina.   

O objetivo do evento foi elaborar um planejamento estratégico do programa, identificando possíveis problemas e soluções para fortalecer a cadeia produtiva do mel do Piauí. “Diversos atores participaram, as universidades, as secretarias ligadas à apicultura e a Seduc, que está encabeçando esse projeto com a Investe Piauí. Nós vamos encontrar soluções de curto e médio prazo para serem implementadas a fim de fortalecer a cadeia produtiva e dar acesso à produção de mel do Piauí, tanto no mercado nacional quanto internacional”, esclarece Gustavo Dias, gerente de Comércio Exterior e Acesso a Mercados da Investe Piauí.  

A programação contou com oficinas práticas com as equipes técnicas e buscou articular os entes governamentais e as instituições de ensino, por meio da SEDUC, Secretaria da Agricultura Familiar do Piauí (SAF), Secretaria de Assistência Social do Piauí (SASC), Investe Piauí, Instituto Federal do Piauí (IFPI), Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Universidade Estadual do Piauí (UESPI). “Com o Design Estratégico finalizado, passaremos a celebrar os termos de cooperação técnica e os convênios entre as entidades para buscar o fomento, que é o financiamento para o projeto, para iniciar a qualificação das famílias que serão selecionadas a partir do CadÚnico”, explica o Superintendente Paulo Henrique Pinheiro.   

Washington Bandeira, secretário da Educação, destaca a participação da Seduc no fomento à educação técnica para este ciclo econômico. “O fortalecimento da cadeia produtiva do mel no Piauí se inicia na fase da educação com a capacitação e formação técnica. A Educação, neste processo, tem o papel de ir além por meio da promoção da educação profissional resultando em uma formação qualificada para todos os envolvidos. A iniciativa é salutar para o desenvolvimento econômico desta cadeia no Estado e devemos avançar com o grupo de trabalho para gerar ações para crescimento tendo o apoio técnico, agregação de valor, fomento, inclusão de comunidades e, por fim, da atração de investidores”, finaliza.   

Outras Notícias

Notícias
25/04/2024

Seduckathon: Segundo dia da maior competição tecnológica do Piauí é marcada pelo desenvolvimento de projetos

Notícias
25/04/2024

Mais de mil estudantes Seduc participam de aula sobre Metaverso e Realidade Aumentada durante Seduckathon

Notícias
25/04/2024

Seduc abre inscrições para o processo seletivo da Olimpíada Científica de Língua Portuguesa

Notícias
24/04/2024

Seduckathon: Estudantes Seduc encaram desafio de transformação educacional por meio da tecnologia

Notícias
24/04/2024

Seduckathon: EUA e Coreia do Sul serão os destinos dos estudantes premiados

Notícias
24/04/2024

Enem dos Concursos: Última revisão que antecede o exame é realizada neste domingo (28)