Governo lança Pacto pelas Crianças do Piauí com foco no desenvolvimento integral na primeira infância

O Governo do Piauí lançou, nesta terça-feira (25), o programa Pacto pelas Crianças do Piauí, que tem como objetivo promover o desenvolvimento integral na primeira infância. O pacto visa implementar ações e políticas públicas voltadas às crianças, em áreas como saúde, educação e assistência social.

Segundo o governador Rafael Fonteles, o pacto está incluído no programa de governo, que compreende a importância de investir na primeira infância, em crianças de 0 a 6 anos. “É o melhor investimento que pode ser feito para a sociedade como um todo. É nessa faixa que as crianças têm o seu desenvolvimento cerebral e iniciam o processo de socialização. Então, garantir o desenvolvimento integral na faixa de 0 a 6 anos, sobretudo, nas áreas de educação, saúde e com um olhar voltado às crianças com vulnerabilidade social, é primordial”, disse Rafael.

O governador explicou que a primeira-dama, Isabel Fonteles, vai articular as políticas junto às Secretarias de Educação, de Saúde e de Assistência Social para garantir esse pacto, que é uma união de esforços, não somente do Poder Público Estadual, mas também dos municípios, entidades do terceiro setor e, sobretudo, das famílias piauienses, no sentido de garantir o atendimento integral, com vacinação em dia, alfabetização na idade certa, com possibilidade de fazer exames com essa carreta da saúde, com audiométricos, oftalmológicos, odontológicos e, futuramente, será incluída a neuropediatria que, segundo Rafael, é primordial para a identificação mais célere de crianças que apresentam Transtorno do Espectro Autista (TEA).

Ainda de acordo com o governador, o programa disponibiliza uma carreta que vai aos municípios que já devem ter feito o cadastro pela Secretaria de Saúde, em parceria com a Seduc, para fazer o atendimento em série de várias crianças, principalmente nos exames de audiometria, oftalmológico e odontológico. “Vamos incentivar os municípios a fazerem creche, brinquedopraças e queremos continuar a política de vacinação e superar a meta de 90% em todas as vacinas”, disse Rafael, citando ainda que, por meio do programa, haverá a reforma e ampliação do Lar da Criança e o fortalecimento do programa de acolhimento familiar, voltado às crianças que, de alguma forma, não podem ficar no convívio familiar.

De acordo com a primeira-dama e coordenadora do comitê técnico de monitoramento do Pacto pelas Crianças do Piauí, Isabel Fonteles, a motivação para coordenar o programa vem do seu compromisso como mãe, médica e cidadã piauiense. “Como médica, tive a oportunidade de trabalhar a atenção primária, inclusive, em algumas unidades básicas de saúde de Teresina e do Maranhão e vi, de perto, a situação das crianças em situação de vulnerabilidade social”, disse Isabel Fonteles, declarando que investir na primeira infância é garantir o futuro melhor para as crianças.

Segundo Isabel Fonteles, o programa tem caráter intersetorial, multidisciplinar, colaborativo e visa o desenvolvimento integral na primeira infância por meio do planejamento de ações e políticas públicas nas áreas transversais da educação, saúde e assistência social.

Para marcar o lançamento do Pacto pelas Crianças, aconteceu a exposição fotográfica “Adoção: Laços de Amor”, que apresenta registros de famílias que tiveram suas vidas transformadas pela adoção. A exposição, realizada pelo Centro de Reintegração Familiar e Incentivo à Adoção (CRIA), está disponível no Palácio de Karnak.

Educação

A Secretaria da Educação busca com o programa fortalecer e ampliar o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC). O investimento estimado é de R$ 33 milhões. “Na Educação, vamos atuar fortalecendo o Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), com ampliação para crianças de 0 a 3 anos e das ações formativas e investimentos de apoio técnico, pedagógico e estrutural às redes municipais de ensino. Além disso, vamos ofertar kits-creche para 200 novas creches nos municípios e mobiliário para a construção de 100 brinquedopraças ligadas às escolas municipais”, explica o secretário Washington Bandeira.