Gestores regionais apresentam plano de trabalho para fortalecer alfabetização na idade certa

• Pedro Melo
  • 24/04/2023

Como parte do cronograma de mentorias com gerentes regionais e coordenadores regionais do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), a Secretaria da Educação (Seduc), realizou o Seminário de Socialização dos Planos das Gerências Regionais, na tarde desta segunda-feira (24), de forma virtual. Na oportunidade, os gerentes e coordenadores regionais apresentaram os planos de trabalho que foram construídos ao longo das mentorias.

As mentorias, organizadas pela coordenação do programa, tiveram início em janeiro e abordaram temas como o regime de colaboração, a apropriação de resultados das avaliações externas, orientações para assessoria técnica-pedagógica nos municípios. “A elaboração de um plano de trabalho da regional é a parte final desse processo, em que as lideranças das Gerências Regionais de Educação possuem em mãos um instrumento para colocar em prática tudo o que foi debatido. Os coordenadores e gerentes regionais são fundamentais no processo de cooperação com as redes municipais, no âmbito do regime de colaboração e, consequentemente, para a implementação do PPAIC”, explica Jeany Rodrigues, coordenadora do eixo de comunicação e engajamento do PPAIC.

O seminário contou ainda com as palestras de Neyrismar dos Santos, Daniel Carlos da Costa e Pedro Henrique Sampaio. Temas como o desenvolvimento de competências para a gestão educacional em regime de colaboração, a formação de líderes educacionais habilitados em gestão para resultados, a partir da análise de dados e evidências e a execução do plano estratégico para acompanhamento e monitoramento do programa de alfabetização nos municípios foram tratados.

Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC)

A Parceria pela Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) apoia o poder público estadual no desenho e implementação de uma política de melhoria da aprendizagem nos anos iniciais do ensino fundamental, com ênfase na alfabetização de crianças.

Integrada pela Associação Bem Comum, Fundação Lemann e Instituto Natura, a PARC é inspirada no Programa de Alfabetização na Idade Certa do Ceará e busca o fortalecimento do Regime de Colaboração entre estado e municípios no processo educacional para que sejam criadas soluções específicas de âmbito estadual e local. O intuito é promover transformações que virem política de estado, garantindo sua continuidade independentemente da alternância de governantes.