CETI João Henrique de Almeida promove dia de conscientização sobre o bullying

Com o objetivo de prevenir e combater a prática de bullying no ambiente escolar, o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) João Henrique de Almeida Sousa, localizado na zona sul de Teresina, promoveu um dia de atividades e ações interdisciplinares como parte da “Semana Presente”, um movimento idealizado pela Secretaria de Educação (Seduc-PI) para a promoção da cultura de paz nas escolas. A programação ocorreu nesta terça-feira (18) com palestras e oficinas sobre o tema para despertar os sentimentos de cidadania e respeito ao próximo.

O público-alvo da atividade foram os alunos da 1ª a 3ª Série do Ensino Médio da escola. Segundo a coordenadora pedagógica Lucijane Oliveira, as atividades chamaram a atenção para os problemas causados pelo bullying e estimularam a reflexão sobre o tema. “A palestra de prevenção ao bullying e promoção de cultura de paz nas escolas é uma ação da Semana Presente, orientada pela Seduc desde o início do ano letivo. A ação reuniu os alunos no auditório da escola, onde refletimos no sentido de promover a convivência harmônica na escola e na comunidade. Queremos um ambiente escolar seguro e sadio, com tolerância e o respeito”, explica.

As palestras foram conduzidas pela equipe multiprofissional da 19ª Gerência Regional de Educação (GRE), com profissionais especializadas na Assistência Social e na Psicologia. “Agradecemos a equipe multiprofissional da 19ª GRE pelo desenvolvimento das atividades. Com certeza, todos saíram mais sensibilizados sobre respeito às diversidades e sobre o combate à prática do bullying”, finaliza Lucijane.

A prática do bullying e suas consequências na vida dos estudantes podem se manifestar de diversas formas. O termo se refere a todas as formas de atitudes agressivas feitas com o objetivo de intimidar ou agredir um indivíduo, causando nele dor e angústia. Estas atitudes podem ser físicas ou verbais, repetitivas e intencionais, e exercidas por uma ou mais pessoas.