Seduc visita escola para acompanhar desenvolvimento do programa Recomposição da Aprendizagem

• José Vinicius
  • 18/04/2023

Com o intuito de acompanhar o desenvolvimento das atividades pedagógicas e do programa Recomposição da Aprendizagem nas escolas da Rede Estadual de Ensino, o superintendente de Educação Básica da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Antônio Amaral, juntamente com a sua equipe, visitou o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Pinheiro Machado, localizado no bairro Dirceu, nesta terça-feira (18).

“Estamos iniciando esse compromisso de entregar a gestão com o melhor IDEB do país. Essa visita ao Ceti Pinheiro Machado objetivou um diálogo quanto ao andamento das aulas, das atividades pedagógicas, bem como acompanhar a implementação dos projetos da Secretaria nas escolas, como o projeto de Recomposição da Aprendizagem”, declara o superintendente Amaral.

Com foco no crescimento dos índices de aprendizagem do Piauí, como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), o projeto de Recomposição da Aprendizagem faz parte do programa Acelera Seduc e consiste na promoção de aulas extras de Língua Portuguesa e Matemática para todos os estudantes do 9º ano do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio. Disciplinas essas que são cobradas nas provas do Sistema de Avaliação da Educação Básica SAEB, responsável pelo resultado do IDEB.

A visita ao centro educacional contou com a presença da diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta; da gerente da 21ª Gerência Regional de Educação (GRE), Clarisse Veloso; e do coordenador das Escolas de Tempo Integral da Seduc, Alberto Machado. Na ocasião, foi apresentado o programa de Recomposição da Aprendizagem desenvolvido pela escola.

Rejane Coelho, diretora da instituição de ensino, relata as atividades realizadas na visita e destaca a importância do programa para a escola. “Inicialmente o superintendente foi acolhido pela gestão da escola, juntamente com seus funcionários, depois foi realizada uma roda de conversa com os alunos, com palavras de incentivo e reflexão. A escola vem desenvolvendo há vários anos esse projeto de Recomposição da Aprendizagem, que visa uma aceleração na aprendizagem. Essa recomposição faz um nivelamento dos conteúdos específicos para a prova do Ideb, que faz referência a proficiência de língua portuguesa e matemática”, explica a gestora escolar.

“É uma satisfação muito grande para nós, que estamos no chão da escola, receber uma visita do superintendente de ensino, aqui ele poderá observar de perto nossas conquistas e possíveis angústias, que venham mais vezes”, completa a estudante da 3ª série do Ensino Médio, Jayne Santos.