Ícone buscar

No Dia Nacional do Livro Infantil, Programa de Alfabetização na Idade Certa incentiva acesso à leitura

  • Pedro Victor Melo
  • 18/04/2023

Fortalecer o impacto positivo da leitura na vivência do aluno nos anos iniciais é uma das metas do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), idealizado pela Secretaria de Educação (Seduc). No Dia Nacional do Livro Infantil, 18 de abril, as equipes que compõem o programa reforçam o compromisso de garantir as condições necessárias para que todas as crianças piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura.

De acordo com a assessora do Regime de Colaboração da Seduc, Gabriela Oliveira, o incentivo à leitura correta contribui para o crescimento social das crianças, para que se tornem leitores ativos no decorrer de sua vida. “A leitura e a escrita são direitos de todos, pois garantem o pleno acesso à cidadania. Incentivar as crianças cada vez mais cedo a se tornarem leitores é um importante passo para que elas consigam se alfabetizar na idade certa, permitindo que tenham um acesso amplo a uma vida digna, com mais oportunidades e sejam adultos mais críticos, com uma bagagem cultural e pessoal mais rica”, afirma.

Nesse sentido, o PPAIC busca propiciar espaços de incentivo à leitura, realizar campanhas e fomentar a formação continuada de professores em práticas de leitura. “São iniciativas que contribuem para a democratização do acesso aos livros. No entanto, vale ressaltar que o estímulo à leitura deve ser encarado como uma responsabilidade social, não apenas da escola e do Estado, de forma que o acesso aos livros ocorra de forma justa e igualitária, contribuindo para o desenvolvimento de todo o país”, defende Gabriela.

O Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) é uma iniciativa do Governo do Estado do Piauí para implementar, em regime de colaboração com os municípios, uma política de Estado para a Alfabetização na Idade Certa, com o propósito de assegurar as condições necessárias para que todos os alunos piauienses cheguem ao final do 2º ano do Ensino Fundamental com o domínio das competências de leitura, escrita e letramento matemático e, consequentemente, com habilidades para avançar nos estudos de forma autônoma.


Outras Notícias

Notícias
25/04/2024

Seduckathon: Segundo dia da maior competição tecnológica do Piauí é marcada pelo desenvolvimento de projetos

Notícias
25/04/2024

Mais de mil estudantes Seduc participam de aula sobre Metaverso e Realidade Aumentada durante Seduckathon

Notícias
25/04/2024

Seduc abre inscrições para o processo seletivo da Olimpíada Científica de Língua Portuguesa

Notícias
24/04/2024

Seduckathon: Estudantes Seduc encaram desafio de transformação educacional por meio da tecnologia

Notícias
24/04/2024

Seduckathon: EUA e Coreia do Sul serão os destinos dos estudantes premiados

Notícias
24/04/2024

Enem dos Concursos: Última revisão que antecede o exame é realizada neste domingo (28)