ARTIGO: O lúdico no ensino da matemática
03/06/2013
Os jogos matemáticos foram aplicados na educação de uma forma vagarosa. Porém não dá para negar a transformação significativa que trouxeram, tornando assim a aprendizagem mais divertida.
A Matemática vai além de contar. Ela nos permite um relacionamento com outras áreas do conhecimento. E os jogos são fortes aliados para que os alunos adquiram habilidades, tais como: capacidade de trabalho em grupo, iniciativa pessoal, raciocínio lógico e criatividade , formando, assim, jovens mas capacitados.
Pouco a pouco, a estratégia de usar jogos vinculados com o ensino da Matemática vem ganhando adeptos. Assuntos, como a geometria, ficam bem mais prazerosos de aprender e os alunos assimilam o conteúdo com maior facilidade.
Segundo Malba Tahan, Júlio Cesar, "para que os jogos produzam os efeitos desejados é preciso que sejam, de certa forma, dirigidos pelos educadores". Assim, os jogos necessitam de um bom planejamento para que saiam da simples rotina no brincar e se tornem facilitadores do aprendizado, despertando novas formas de conhecimento.
Qual é o professor que não pode afirmar que o lúdico muda a rotina de sua aula? É possivel assegurar que faz com que os alunos mais hiperativos consigam se concentrar melhor. Até aqueles que têm certo receio com a tão assustadora Matemática se esforçam para superar obstáculos, chegando a obter maior rendimento que todos os alunos. Por meio de algumas interferências do professor, eles conseguem levantar suas próprias hipóteses, regras e se tornarem mais ágeis e críticos nas mais diversas situações do dia a dia.
*Samia Patrícia Pereira Soares é professora na E.M Teodorico Júlio de Melo, localizada em Furnas, município de Piripiri - PI.