Seduc implementará curso técnico e profissional na área de Operação Portuária

Durante a manhã dessa sexta-feira (14), o Superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos (SUETPEJA) da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Paulo Henrique Pinheiro, juntamente com a diretora da Unidade de Educação Técnica e Profissional (UETEP), Adriana Moura, esteve reunido com representantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), do Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (Sest/Senat) para discutir a possibilidade de implementação de cursos técnicos e profissionais na área de Operação Portuária aos estudantes da Rede Estadual de Educação.

Um operador portuário é uma pessoa qualificada para realizar atividades como a movimentação de passageiros e mercadorias em portos, envolvendo também a manipulação de documentos, como notas fiscais e a documentação de organização dos portos. Essas operações são destinadas para transporte aquaviário, o que exige conhecimentos da legislação portuária, logística internacional de carga e sobre a segurança do trabalho.

De acordo com o superintendente Paulo Henrique, o foco da qualificação profissional será para iniciar as operações do Porto de Luís Correia e da Zona de Processamento de Exportações (ZPE). “Objetivamos qualificar a mão de obra para o início das operações do terminal pesqueiro do Porto de Luís Correa e da Zona de Processamento de Exportações. Tudo isso em alinhamento com o Secretário, com o Governador e com a Investe Piauí. Na segunda-feira, pela manhã, teremos uma reunião com o presidente da Investe Piauí, Victor Hugo Almeida, para poder finalizar esse projeto e apresentar para o Secretário e para o Governador, que é o projeto de criação da Escola do Mar no litoral do Piauí”, declara ele.


Investe Piauí


A Investe Piauí é uma empresa de economia mista criada pela Lei Estadual nº 7.495/2021 com a missão de articular políticas públicas de fomento ao desenvolvimento econômico regional, como já vem fazendo com sucesso.

Faz parte ainda das atribuições da Investe Piauí, a elaboração e futura execução de importantes projetos, como Parques Empresariais em regiões estratégicas do Estado; criação de uma rede de serviços de soft landing dedicada às empresas em processo de instalação, com oferecimento de mentoring em questões tributárias, contábeis e jurídicas; ampliar políticas de cooperação econômica do Piauí com países estratégicos; e de apoio ao distrito tecnológico do Piauí, promovendo a pesquisa e a inovação e gerando estímulo à cooperação e aceleração de empresas de base tecnológica.