Ícone buscar

Programa multidisciplinar capacitará profissionais de Educação para o enfrentamento da violência contra a mulher nas escolas

  • José Vinicius
  • 13/04/2023


Com o objetivo de promover uma capacitação multidisciplinar de gestores, educadores, supervisores e demais profissionais atuantes nas 21 Gerências Regionais de Educação (GREs) do Piauí, em estratégias de enfrentamento à violência contra mulheres e na promoção das igualdades no ambiente escolar, fortalecendo a cultura de paz nas escolas e o respeito às mulheres, a Secretaria de Estado das Mulheres (Sempi), em parceria com a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), desenvolverá nas escolas o programa “Ei Mermã, Vamos às Escolas!”.


A iniciativa de cooperação entre a Sempi e a Seduc desenvolverá diretrizes de trabalho contra agressões, assédios e bullying sofridos pelas mulheres, promovendo oficinas pedagógicas interativas na temática de gênero e relações étnicas e raciais para gestores, professores e demais profissionais da rede pública de educação, com programas permanentes e campanhas educativas de prevenção da violência contra as mulheres.


"Esse programa marca uma importante ação que precisa de cada vez mais destaque, principalmente nas escolas. Nós da Secretaria de Educação daremos total suporte às escolas para o desenvolvimento desse projeto. Juntos agiremos para conscientizar sobre o respeito e igualdade e combater qualquer forma de agressão contra as mulheres", declarou a diretora da Unidade de Ensino e Aprendizagem da Seduc, Maria José Mendes Neta.


O projeto piloto, que será iniciado nesta sexta-feira (14) no Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Didácio Silva, das 12h às 18h, vai de encontro aos índices crescentes de violências contra meninas e mulheres no Piauí. Conforme dados da Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI), o Piauí, durante os meses de janeiro e fevereiro de 2023, registrou 891 casos de violência contra a mulher nas Delegacias Especializadas da Mulher (DEAMs).


No dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, foi assinado, no Palácio de Karnak, o acordo de cooperação entre a Seduc e a Sempi, tendo por objeto a conjugação de esforços para a implantação do programa "Ei Mermã, Vamos às Escolas!". Dentre as suas diretrizes, estão: propor conteúdos e metodologias para o trabalho docentes, através de oficinas pedagógicas específicas de áreas do conhecimento, na promoção de protagonismos femininos nas ciências, esportes e artes; implementar ações que consigam fortalecer a rede de proteção à mulher contribuindo para a integridade física e emocional das mulheres e suas famílias além de construir uma rede de multiplicadores.


A proposta é que entre os anos de 2023 e 2026, o programa chegue aos Centros de Educação de Tempo Integral das cidades piauienses, alcançando cerca de oito mil profissionais da educação, para transformar, cada vez mais, o estado do Piauí em um local seguro para a vida das mulheres.

Outras Notícias

Notícias
12/07/2024

Programa Alfabetiza Piauí inicia aulas nesta segunda-feira (15)

Notícias
12/07/2024

Estudantes Seduc conquistam mais de 600 medalhas nas Olimpíadas de Astronomia e Astronáutica e na Mostra de Foguetes 2024

Notícias
12/07/2024

Seduc divulga lista dos Estudantes e Professores classificados para a Imersão Presencial do Seduc LEM

Notícias
11/07/2024

Seduc realiza oficina de trabalho sobre planejamento e execução orçamentária

Notícias
11/07/2024

Secretário Washington Bandeira participa de ações do “Dia D” do Alfabetiza Piauí

Notícias
10/07/2024

Seduc realiza curso de Português para Professores da Worcester Technical High School que irão receber estudantes do Seduckathon