Ícone buscar

Equipes do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC) avaliam resultados do SAEPI e da avaliação de Fluência

  • Pedro Melo
  • 11/04/2023

Com o intuito de analisar os resultados das avaliações do Sistema de Avaliação Educacional do Piauí (Saepi), da avaliação de Fluência e do Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa (PPAIC), a Secretaria da Educação (Seduc-PI) realizou um evento de forma híbrida que reuniu as equipes do PPAIC, Gerentes Regionais de Educação e Dirigentes Municipais de Educação nesta terça-feira (11), no Diferencial Eventos, em Teresina. A transmissão ao vivo ficou responsável pelo Canal Educação através do YouTube.

 

De acordo com a assessora do Regime de Colaboração da Seduc, Gabriela Oliveira, o evento possibilita avaliar o processo de ensino e aprendizagem e elencar mudanças necessárias em suas práticas pedagógicas com o objetivo de melhorar o desempenho escolar dos estudantes. “O evento tem como objetivo conscientizar a Rede sobre a situação da alfabetização no Estado do Piauí. É com esse monitoramento da educação pública ofertada que temos os subsídios para que as políticas públicas educacionais possam ser aperfeiçoadas”, explica.

 

Cleverson Moreira, coordenador Estadual do PPAIC, defende que a cultura de avaliação de resultados seja ainda mais incorporada pelas equipes pedagógicas. “Receber as equipes regionais é uma satisfação. Trocar ideias, sentir a energia do trabalho na educação em várias regiões do Piauí é fundamental no processo educacional. É fundamental que essa cultura de avaliação seja compreendida, uma vez que, avaliar os resultados permite que possamos aprender mais e proporcionar uma educação de qualidade aos estudantes”, comenta.

 

A análise dos resultados das avaliações SAEPI, avaliação de fluência e avaliação PPAIC possibilitam a criação de um painel da educação da rede estadual e municipais do Piauí, ferramenta fundamental na elaboração de políticas públicas para a área. O evento contou ainda com a presença do Palestrante José Anderson de Araújo, analista de resultados de aprendizagem do Programa de Alfabetização em Regime de Colaboração (PARC) da Associação Bem Comum.

Outras Notícias

Notícias
25/06/2025

Seduckathon 2025: streamer Thaiga afirma que paixão, tecnologia e Escola Pública podem jogar no mesmo time

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Luiz do Brownie inspira jovens da rede pública a empreender com coragem e inovação

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Tanci Simões explora o impacto da IA e as habilidades socioemocionais

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes Seduc apresentam projeto de telescópio produzido durante aulas de robótica

Notícias
24/06/2025

Guilherme Silveira abre ciclo de palestras do Seduckathon com chamada à ação: “O estudante pode ser criador, não só consumidor de tecnologia”

Notícias
24/06/2025

“Estamos conectando o Piauí ao futuro”, diz Secretário Washington Bandeira na abertura emocionante e tecnológica do Seduckathon 2025