Ícone buscar

Estudantes em Flores do Piauí são incentivados à prática de inteligência emocional

  • Willame Lucas
  • 04/04/2023

?Uma forma de reconhecer e gerenciar melhor as próprias emoções acontecem por meio do autoconhecimento. Esta técnica de inteligência emocional está sendo incentivada nos estudantes da Unidade Escolar Santo Antônio, localizada no município de Flores do Piauí, a 384 quilômetros da capital Teresina.

A prática do autoconhecimento foi incentivada pela professora Paula Alexandra Rosa do Nascimento, na disciplina de Projeto de Vida, para os 68 estudantes das turmas de 1ª e 2ª série do Ensino Médio da unidade escolar. Para facilitar a abordagem ao autocuidado, senso crítico e estímulo à criatividade, a professora Rosa adotou a técnica de escrita do Diário Pessoal do Projeto de Vida.

“O Diário Pessoal permite levar o aluno a fazer anotações do seu desenvolvimento levando em consideração a sua vivência no âmbito escolar e familiar, realizando o autoconhecimento. No diário pessoal foram listados a identidade pessoal de cada aluno, carreira profissional que pretende seguir, sonhos, dons, talentos, desafios, pontos de melhorias entre outros. Eu estava presente durante toda a produção, realizando as orientações e deixando que cada aluno ficasse à vontade para desenvolver o diário a seu gosto”, detalhou a orientadora da atividade. 

Após o detalhamento do itinerário formativo, a professora mediou a confecção dos diários pelos próprios alunos em sala de aula, incentivando a criatividade. A atividade potencializou o uso de dinâmicas como autoreflexão, diálogos e rodas de conversa. “É notório como podemos intervir no rumo da nossa Educação a partir das novas práticas do itinerário formativo. As aulas de Projeto de vida estão sendo muito produtivas, pois percebo o engajamento e participação por parte de todos que compõem a turma”, informou a professora Paula Alexandre. 

Como resposta a atividade, os estudantes reuniram-se para compartilhar suas experiências a partir do desenvolvimento da sua inteligência emocional. A professora Paula Alexandra comemora os resultados da atividade prática com a produção dos diários pessoais refletidos no empenho dos estudantes.  

“Nestas aulas eu consigo me aproximar cada vez mais dos alunos, pois eles sentem-se seguros para confiar em mim e este é um feedback maravilhoso permitido pela disciplina Projeto de Vida. É uma troca de experiências inexplicável onde o aluno passa a se conhecer e a observar o meio em que vive. Ele aprende a desenvolver a empatia, a praticar o respeito e, consequentemente, busca mais força para conquistar os seus sonhos e objetivos”, analisa a professora. 

Outras Notícias

Notícias
25/06/2025

Seduckathon 2025: streamer Thaiga afirma que paixão, tecnologia e Escola Pública podem jogar no mesmo time

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Luiz do Brownie inspira jovens da rede pública a empreender com coragem e inovação

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Tanci Simões explora o impacto da IA e as habilidades socioemocionais

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes Seduc apresentam projeto de telescópio produzido durante aulas de robótica

Notícias
24/06/2025

Guilherme Silveira abre ciclo de palestras do Seduckathon com chamada à ação: “O estudante pode ser criador, não só consumidor de tecnologia”

Notícias
24/06/2025

“Estamos conectando o Piauí ao futuro”, diz Secretário Washington Bandeira na abertura emocionante e tecnológica do Seduckathon 2025