Seduc amplia ações para a prevenção da violência nas escolas

• Pedro Melo
  • 31/03/2023

Um dos temas estratégicos nas ações pedagógicas elaboradas pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc-PI) é o clima escolar. Debate que envolve questões como o bullying, importunação sexual contra mulheres e os casos de violência. Nesse sentido, o órgão tem buscado uma atuação efetiva junto às 21 Gerência Regionais, para aproximar-se da comunidade escolar e promover capacitações dos profissionais para atendimento de ocorrências.

Segundo a Superintendente de Ensino Superior da Seduc, Viviane Carvalhedo, o órgão tem atuado de forma integrada para combater os mais diversos tipos de violência que possam afetar os jovens dentro e fora das escolas. “O desafio para superação da violência no contexto escolar é um desafio que deve ser combatido em conjunto. É por isso que nos últimos anos temos uma atuação mais forte que integra o que chamamos de Rede Protetiva, que inclui outros órgãos como a Secretaria de Segurança Pública e todos as demais instâncias do segmento da segurança. Nossa ideia é elaborar um grande Plano para a prevenção e o rápido encaminhamento de casos de violência nas escolas”, explica Viviane.

Outro ponto destacado pela Superintendente é o trabalho feito pelos profissionais que possuem uma ligação direta com os estudantes e com a comunidade escolar na prevenção e identificação de casos. “A Seduc está conectada com a agenda do clima escolar, ou seja, com as situações relacionadas à violência, importunação, bullying nas escolas. A gente já desenvolve um trabalho com as equipes multiprofissionais que incluem psicólogos, assistentes sociais, pedagogos, seja aqui no órgão sede, bem como em todas as Gerências Regionais. São profissionais capacitados e que tem uma relação direta com o pelotão escolar e com a rede protetiva para notificação de casos e registro de boletins de ocorrência, caso necessário. Além disso, temos uma agenda através do Canal Educação, que é o ‘Estudar pode ser leve’, onde a gente trabalha os temas relacionados à violência, bullying e também sobre protagonismo estudantil como uma ação de prevenção”, esclarece Viviane.