Ícone buscar

Seduc e Instituto Sonho Grande planejam modelo pedagógico que será adotado nas novas escolas de Tempo Integral

  • José Vinícius
  • 31/03/2023

Em planejamento para sistematizar todos os seguimentos necessários para a implementação das 104 escolas de Tempo Integral no Piauí, técnicos da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Sonho Grande e o Instituto Natura, se reuniram na manhã dessa sexta-feira (31) para realizar a Oficina Expansão Piauí.

 

O encontro discutiu o planejamento e mapeamento sobre escolas que necessitam de infraestrutura, recursos para alimentação, acessibilidade aos transportes escolares, contratação de novos professores, reordenamento e matrículas, dentre outros.

 

O superintendente de Gestão da Seduc, Rodrigo Torres, que participou da reunião representando o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, explica que a ocasião será importante principalmente para planejar o modelo pedagógico das escolas. “Ao mesmo tempo em que estamos celebrando a expansão do Tempo Integral, nós temos que trabalhar com um planejamento bem-feito, não só de gestão, mas principalmente da parte pedagógica, para que possamos, de fato, conseguir fazer aquilo que projetamos. Nós temos que ser muito organizados, pois esse é o processo mais capilar que existe. Nós temos que acompanhar permanentemente se tudo que planejamos está sendo executado. Precisamos de um método muito bem construído. Temos que pensar no que precisamos fazer em cada uma das 104 escolas. É onde entra a equipe do Sonho Grande e do Instituto Natura, que se propuseram a nos ajudar nesse planejamento e eles estão muito abertos a isso”, declara.

 

O Instituto Sonho Grande e o Instituto Natura são organizações sem fins lucrativos que trabalham em colaboração com estados e terceiro setor para a melhoria da qualidade do ensino das redes públicas, dando o suporte para as secretarias na perspectiva de que eles mapeiam a rede, veem quais são os obstáculos de transporte, infraestrutura, laboratório e montam um plano, uma estratégia de ação para vencer esses obstáculos no processo de implantação do Tempo Integral.

 

O coordenador das escolas de Tempo Integral, Alberto Machado, revela que o planejamento pedagógico para a expansão das 104 escolas de Tempo Integral está em andamento. “Essa parceria com o Instituto Sonho Grande é muito importante porque vai sistematizar esse conjunto de ações que nós já desenvolvemos aqui na Seduc. Será toda a organização do nosso trabalho. Nós lançamos 104 novas escolas e é um desafio, pois estamos com o ano letivo já correndo. Então eles vão nos dar o suporte dessa organização, juntando todos os setores, para garantir essa logística do funcionamento das escolas, com planejamento para se iniciar até 31 de maio”, finaliza o coordenador das escolas de Tempo Integral.

Outras Notícias

Notícias
25/06/2025

Seduckathon 2025: streamer Thaiga afirma que paixão, tecnologia e Escola Pública podem jogar no mesmo time

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Luiz do Brownie inspira jovens da rede pública a empreender com coragem e inovação

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Tanci Simões explora o impacto da IA e as habilidades socioemocionais

Notícias
24/06/2025

Seduckathon 2025: Estudantes Seduc apresentam projeto de telescópio produzido durante aulas de robótica

Notícias
24/06/2025

Guilherme Silveira abre ciclo de palestras do Seduckathon com chamada à ação: “O estudante pode ser criador, não só consumidor de tecnologia”

Notícias
24/06/2025

“Estamos conectando o Piauí ao futuro”, diz Secretário Washington Bandeira na abertura emocionante e tecnológica do Seduckathon 2025