Educadores de Barras participam de Formação Continuada para assegurar a alfabetização infantil

• José Vinicius
  • 30/03/2023

Educadores da 2ª Gerência Regional de Educação (GRE) estiveram reunidos na quarta-feira (29), no município de Barras, para participar de uma Formação Continuada. O encontro teve por objetivo assegurar as condições necessárias para que crianças dos municípios jurisdicionados à GRE cheguem ao final do ciclo de alfabetização com o domínio das competências de leitura, escrita, letramento matemático e com a capacidade de avançar nos estudos.

Ministrado pela coordenadora regional, Liliana Carcará, e pelos formadores regionais, Sebastião Carvalho e Janete Rodrigues, a formação destinada aos gestores das escolas jurisdicionadas à 2ªGRE abordou os temas: Alfabetização e Letramento, princípios teóricos e metodológicos; Linguagem escrita na educação infantil, é possível falar sobre alfabetização e letramento com crianças pequenas?; Liderança eficaz, gestão pedagógica da educação infantil e alfabetização.

O momento destacou a importância do programa governamental desenvolvido pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Programa de Alfabetização Na Idade Certa (PPAIC), que tem como objetivo principal melhorar o nível de alfabetização de crianças piauienses, garantindo que elas estejam alfabetizadas até os 8 anos de idade. Os professores que participam do PPAIC são capacitados para utilizar metodologias de ensino eficientes e que estimulem o interesse e a participação dos alunos. Com isso, as crianças podem aprender de forma mais significativa e ter um desempenho melhor na escola.

O formador regional Sebastião Carvalho, considera que o PPAIC tem sido fundamental para o desenvolvimento educacional das crianças piauienses, garantindo um desempenho escolar adequado e, posteriormente, refletindo para elas se tornarem adultos bem-sucedidos. “Acredito que o PPAIC está no caminho certo para melhorar a educação no estado do Piauí. O programa tem se mostrado eficiente e tem contribuído significativamente para o desenvolvimento educacional das crianças. Espero que o governo continue investindo nesse programa e em outros que possam melhorar ainda mais a qualidade da educação no Estado”, reforça.

Um dos pontos positivos do PPAIC é a avaliação constante dos resultados do programa. Através da análise dos dados de desempenho das crianças, é possível verificar se as metas estabelecidas estão sendo atingidas e, caso necessário, fazer ajustes para melhorar os resultados.

Liliana Carcará, coordenadora regional, reforça o objetivo da formação e afirma que a equipe da regional está empenhada para alcançar sua meta. “Nós estamos no nosso segundo momento formativo do módulo 1 de 2023. O programa segue firme, aqui na 2ª GRE, no propósito de assegurar as condições necessárias para que as crianças dos nossos municípios jurisdicionados cheguem ao final do ciclo de alfabetização com o domínio das competências de leitura, de escrita, de letramento matemático e com a capacidade de avançar nos estudos, assegurando uma formação cidadã e dessa forma, contribuir com o nosso estado no processo de acelerar, para avançar e modernizar a educação”, declara.

A gerente da 2ª GRE, Perpétua Barbosa, afirma que sua gerência tem contribuído para trazer mais qualidade na educação dos estudantes. “Quanto gerente, fortalecemos o regime de colaboração com os 14 municípios para que possamos melhorar a qualidade do ensino-aprendizagem em todas as modalidades de ensino”, finaliza.