Educação Indígena: Profissionais participam de formação para atendimento de comunidade Warao no Piauí

A fim de aprimorar e alinhar os trabalhos relacionados ao refúgio e à migração da população indígena, sobretudo em prol da comunidade indígena da etnia Warao, acontece nos dias 27 e 28 de março, no Auditório da Escola Fazendária - Centro Administrativo, a Formação para proteção e atendimento da população Indígena Refugiada e Migrante Warao.

O curso de formação tem como público-alvo os servidores e gestores que trabalham diretamente com atendimento e proteção dos indígenas venezuelanos Warao. Durante os dois dias de programação, os gestores irão participar com o compartilhamento de boas práticas e da oferta de ferramentas e metodologias utilizadas em contextos emergenciais. As práticas tem como base as experiências internacionais e nacionais sobre respostas humanitárias adaptadas interculturalmente.

Representando a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o superintendente de Educação Técnica e Profissional e Educação de Jovens e Adultos, Paulo Henrique Pinheiro, fez sua fala inicial detalhando a situação da população venezuelana, que representa 18% dos refugiados do mundo, e a contribuição da educação neste processo.

“Segundo a determinação do secretário Washington Bandeira, tem-se o compromisso de contribuir nesse processo de inserção dos Warao na sociedade piauiense, no âmbito da Educação do Estado. Nesta concepção de inserção dos Warao, que já estão no Piauí, temos a perspectiva de trabalhar o processo de alfabetização, pois muitos sequer falam o espanhol, e a perspectiva é realizar cursos para capacitação profissional objetivando a inserção no mercado de trabalho”, comentou.

Esteve também na mesa inicial o superintendente de Educação Básica da SEDUC, Antonio Amaral. A agenda formativa acontece em parceria da Secretaria de Estado da Educação (SEDUC), por meio do Núcleo de Educação Escolar Indígena e Quilombola – NEEIQ, Secretaria de Relações Sociais (SERES), Educadores Sociais Warao, da Agência das Nações Unidas para os Refugiados- ACNUR e do Ministério do Desenvolvimento Social – MDS.

O educador Warao, Giovini Eulálio Torres Branco, destacou a iniciativa com diversas instituições para o pleno atendimento da população indígena no Estado. “Este é um momento de formação importante por reunir instituições do município, Estado e Governo Federal para facilitar o acesso e a comunicação de toda a comunidade Warao, pois busca-se compartilhar os desafios. É um espaço que temos voz para falar das necessidades que toda comunidade Warao passa e, também, sobre as ações que iremos aproveitar para a área da educação”, pontuou o representante da comunidade.