Ícone buscar

Estudantes de Luzilândia realizam a Gincana do Livro Literário

  • José Vinicius
  • 27/03/2023

Buscando a valorização da literatura por meio do protagonismo juvenil, a Unidade Escolar Luís Teixeira, localizada no município de Luzilândia, realizou durante o último sábado (25) a Gincana do Livro Literário, desenvolvendo a capacidade dos estudantes como leitores, pesquisadores e na interpretação teatral.


A gincana teve como objetivo a arrecadação de livros para montagem do acervo da biblioteca Literária do espaço educacional para o projeto intitulado "Literatura Encena", que aborda assuntos da literatura por meio de encenações teatrais.
O projeto foi idealizado como proposta de investigação, onde os alunos desenvolveram a busca, análise e coleta dos livros literários.


Orientada pelos professores de Língua Portuguesa, Jhon Lennon e Francisca Ferreira da Mata, e pelo professor de Língua Inglesa, Fernando Alves, a gincana contou com um desfile de turmas com competição para a melhor fantasia de personagens da literatura Brasileira e Estrangeira, que foram produzidas pelos próprios estudantes; uma encenação da peça teatral “A Cartomante” e coleta de livros literários para o acervo da biblioteca da escola.


A 1ª Gincana de Arrecadação de livros da Unidade Escolar Luis Teixeira realizada em 2018 conseguiu arrecadar 998 novos exemplares, e com isso, ofertar inúmeras variedades de narrativas aos estudantes, enriquecendo ainda mais o Projeto de Leitura "Literatura Encena", que este ano fará sua XII Edição. Em sua 2ª Edição, a gincana buscou localizar exemplares das mais variadas literaturas, desde Literatura: infanto-juvenil (paradidáticos), nacional (Literatura brasileira), universal (americana, inglesa, espanhola, chinesa, japonesa, holandesa, indiana, etc), best sellers, livros adaptados para filmes e também quadrinhos e mangás,


A coordenadora pedagógica da unidade escolar, Bruna Sousa, considera os projetos de leitura desenvolvidos na escola de fundamental importância para que os alunos desenvolvam a cognição de ler, compreender, interpretar e escrever. “A leitura é a porta de entrada para os estudantes alcançarem habilidades que os permitem interpretar e desenvolver outros componentes curriculares, por exemplo, as resoluções de questões de componentes curriculares das outras áreas, exige dos alunos a leitura textual e interpretação dos comandos das questões. De tal modo, os projetos de leitura são a base de incentivo para eles”, finaliza.

Outras Notícias

Notícias
12/05/2025

Secretário Washington Bandeira destaca avanços da Educação Indígena no Piauí durante seminário com lideranças e órgãos federais

Notícias
12/05/2025

Seduc realiza pagamento de bolsa do Oportunidade Jovem referente ao mês de maio

Notícias
12/05/2025

Governador em exercício Severo Eulálio visita escola referência em educação integral no Piauí

Notícias
10/05/2025

Festival revela talentos dos Estudantes e mostra a força da cultura nas Escolas Seduc de Tempo Integral

Notícias
09/05/2025

Prazo para submissão de projetos do Seduckathon 2025 termina nesta sexta-feira (09)

Notícias
09/05/2025

Enem 2025: MEC anuncia datas de inscrições e provas