Educação investe 1,3 milhão em modernização de escolas em São Raimundo Nonato

• Willame Lucas
  • 25/03/2023

Um ambiente educacional com a infraestrutura adequada propicia elevados índices de aprendizagem para os estudantes se desenvolverem. Pensando no alcance destes índices, o Governador Rafael Fonteles e o Secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, inauguraram as obras de reforma das Unidades Escolares José Leandro Deusdará e Edith Nobre Castro, neste sábado (25), no município de São Raimundo Nonato.

Ao todo, foram mais de R$ 1,3 milhão de reais investidos nas obras dos dois espaços educacionais, que beneficiam a comunidade escolar da região. No município, a Rede Estadual de Educação atende a mais de dois mil e quatrocentos estudantes, em cinco unidades de ensino jurisdicionados à 13ª Gerência Regional de Educação (GRE), com a oferta do ensino Fundamental e Médio, de Tempo Integral, Educação Profissional e Educação de Jovens e Adultos.

O secretário Washington Bandeira iniciou a agenda em São Raimundo Nonato acompanhando a obra que abrigará a nova sede da 13ª gerência regional e que recebeu investimentos na ordem de R$ 594.474,53. A sede nova receberá garagem, blocos administrativos, refeitório, copa, dormitório masculino, dormitório feminino e novos banheiros. Em outro momento, o secretário visitou o Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Moderna que recebeu investimento orçado em R$ 273.232,76, que inclui a reforma: pintura geral, revisão das instalações elétricas, hidrossanitárias, recuperação de calçadas, troca de forro PVC, revisão de cobertura, limpeza geral, instalação de subestação.

Washington Bandeira pontuou os investimentos da Rede Estadual de ensino com reforma, ampliação, equipamentos e melhorias da infraestrutura no município. “Em São Raimundo Nonato e região está um verdadeiro canteiro de obras da rede estadual. O Governo do Estado segue priorizando a modernização da sua infraestrutura com investimentos como a reforma da 13ª Gerência Regional de Educação (GRE), no Ceti Moderna, que apresenta excelentes resultados e agora com a entrega de dois novos equipamentos para a rede. A modernização das escolas José Leandro Deusdará e Edith Nobre Castro  permitirá que estas sejam referência na educação no ensino de tempo integral e profissional, futuramente. Ao todo, em São Raimundo Nonato temos cinco escolas que recebem intervenções para melhorar a infraestrutura, objetivando o sucesso dos nossos alunos", declarou.

A modernização da estrutura escolar, com novos recursos, permitirá criar um ambiente favorável aos estudantes da Unidade Escolar José Leandro Deusdará, que agora têm à sua disposição novas sete salas de aula, laboratório de informática, sala de mediação tecnológica, refeitório com cozinha e bloco administrativo. O investimento total da obra é R$ 849.183,11. Fundada em 1973, a escola possui nota 4,8 no IDEB e conta com 415 alunos matriculados no Ensino Fundamental e EJA.

Já na Unidade Escolar Edith Nobre Castro será entregue a reforma e modernização do prédio, que será composto por seis salas de aula, biblioteca, laboratórios de ciências e informática, sala de mediação tecnológica, cozinha, bloco administrativo e quadra poliesportiva coberta, com investimentos no valor de R$ 475.976,88. Com 281 alunos matriculados, a escola oferta Ensino Médio, EJA e concomitante.

Em nome das comunidades estudantis beneficiadas com a nova estrutura escolar no município, a estudantes Erica Soares fez uma fala destacando os investimentos para além das obras físicas. "Esse é um momento importante para todos, pois temos agora uma nova escola que irá auxiliar a educação como um todo. Ficamos felizes com as inaugurações pois no futuro iremos mostrar como estes investimentos não dizem respeito somente à estrutura escolar, mas em toda uma comunidade, na nossa educação e no desenvolvimento social de todos", celebrou a aluna.

O Governador Rafael Fonteles percorreu os espaços dialogando com a comunidade escolar, que comemorou as novas estruturas.  “Temos investido para realizar a transformação da qualidade da educação do Estado do Piauí para ser a melhor do Brasil. Ao conversar com os estudantes percebemos a felicidade ao encontrar ar-condicionado funcionando na sala de aula, uma biblioteca equipada, laboratório de informática, internet de qualidade, sala de mediação tecnológica, laboratórios de ciências, uma quadra poliesportiva adequada, portanto, este é o padrão que iremos colocar em todas as escolas da rede estadual de educação. Esta será a estrutura adequada para abrigar o conhecimento de tempo integral e o ensino profissional que iremos universalizar e, isto, permitirá dar um salto de qualidade alcançando os melhores índices nacionais", destacou Rafael Fonteles.