Estudantes de Regeneração são classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia

42 estudantes da Unidade Escolar Alberto Leal Nunes, localizada no município de Regeneração, a 145 quilômetros de distância de Teresina, foram classificados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Biologia (OBB) que será aplicada no dia 31 de março. No Brasil foram mais de 150 mil alunos que participaram da fase 1 da Olimpíada, ocorrida em 10 de março. Dos 5.217 estudantes que participaram da prova no Piauí, 364 avançaram para a fase 2.

A OBB é um projeto voltado para alunos do Ensino Médio de escolas públicas e privadas, organizado pelo Instituto Butantan, com o intuito de promover e disseminar conhecimento nas áreas da Biologia.

Promovendo o envolvimento de professores e alunos do Ensino Médio em temas de interesse social e seus desafios, a XIX OBB trouxe o tema “Desafios socioambientais na erradicação de doenças: edição vacinas", abordando a relação entre aspectos ambientais, sociais, científicos e tecnológicos na busca da erradicação de doenças com ênfase na produção e ação farmacológica das vacinas.

Composta por 30 questões objetivas, a prova da primeira fase abordou temas sobre Citologia; Botânica; Zoologia; Anatomia, Histologia, Fisiologia e Embriologia Animal; Genética e Evolução; Ecologia; Etologia; Biossistemática e Noções de Farmacologia. Já a prova da segunda fase, será composta por 50 questões de múltipla-escolha, abordando o mesmo conteúdo programático da primeira fase.

O estudante da 2ª série do Ensino Médio, João Vitor, destaque dos classificados da escola Alberto Leal, foi menção honrosa na OBB 2022 e teve uma excelente pontuação na primeira fase da edição de 2023. Das 30 questões que compõem a prova, o estudante acertou 27, se tornando a terceira maior nota da olimpíada e a primeira maior de estudante de escola pública. “Essa Olimpíada de Biologia me revelou o desejo de seguir na área de Ciências Biológicas, desde a primeira vez que fiz no ano passado. Estamos recebendo o auxílio dos professores nessa preparação para as provas e espero conquistar medalhas para a minha escola e, principalmente, adquirir conhecimento acerca dessa área para futuramente cursá-la no Ensino Superior", disse.

Ofertando atualmente o Ensino Médio regular para 449 estudantes da área urbana e rural, a escola Alberto Leal iniciou a preparação para a Olimpíada desde o começo do período letivo de 2023. Os professores de Biologia, atualmente 3 lotados na escola, preparam os estudantes com aulas específicas, conteúdos cobrados na edição de 2023 e resolução de provas anteriores para um maior contato dos alunos com o formato da Olimpíada.

O diretor da instituição de ensino, Ismael Dantas, relata que em 2022, 18 alunos foram classificados para a segunda fase da OBB e, esse ano, o número subiu para 42. Ele destaca a importância da Olimpíada para o conhecimento dos estudantes. “As Olimpíadas Científicas são uma forma de incentivar os alunos a participarem de competições, aprimorando seu conhecimento e agregando valor ao seu currículo acadêmico e mais do que medalhas, prêmios e diplomas de participação, as olimpíadas científicas proporcionam a estudantes e professores novas descobertas, novos lugares, ideias, técnicas e conhecimentos, além de colaborar para que o aluno também se encontre em alguma área do conhecimento. Faço questão de destacar o papel dos professores Sergio Moura, Irismar Maria e Iracema Barbosa que estiveram nesse processo de preparação junto aos alunos", completa.