Parlamento do Futuro tratará da importância do Poder Legislativo com os estudantes para uma sociedade democrática

Com o intuito de promover a cidadania e a consciência política entre jovens, por meio de atividades vivenciais que os levem a compreender melhor a organização dos poderes, especialmente o poder Legislativo, e a importância da participação popular no parlamento, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc), durante uma reunião realizada nesta quinta-feira (23), recebeu a proposta de parceria para integrar o Projeto Parlamento do Futuro, idealizado pela Assembleia Legislativa do Piauí, por meio da Escola do Legislativo Prof. Wilson Brandão.

O projeto foi apresentado pelo presidente da Assembleia Legislativa do Piauí, Franzé Silva; o deputado estadual Francisco Limma; a diretora-geral da Escola do Legislativo, Patrícia Vasconcelos; e o Coordenador de Projetos da Escola, Francisco Farias. Também participaram da reunião os Superintendentes da Seduc, Antônio Amaral e Viviane Carvalhedo, e a Prefeita de São João do Arraial, Vilma Lima.

Durante a reunião, o Secretário da Educação, Washington Bandeira, parabenizou a equipe envolvida pelo projeto e declarou apoio para contribuir com o desenvolvimento do plano de aprendizado. “Parabéns pela belíssima iniciativa desse projeto. A Seduc, em parceria com o Legislativo e com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI), está de prontidão para contribuir na valorização dos poderes e no fortalecimento do sentimento democrático entre nossos jovens", afirma.

A iniciativa tem como público-alvo estudantes matriculados no Ensino Médio da Rede Estadual que tenham entre 16 e 18 anos de idade e proporcionará o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo Estadual. Os jovens poderão se candidatar a uma das 30 vagas para se tornarem jovens parlamentares para um mandato de três dias na Assembleia Legislativa, onde poderão conhecer os trâmites legais, elaborar proposições e defenderem ideias para a construção de uma sociedade melhor para todos.

O projeto também almeja colaborar para que os estudantes, por meio do conhecimento, sejam capazes de emitir opinião e discernir sobre a importância do Poder Legislativo para a manutenção do Estado Democrático de Direito, trazendo um envolvimento na transformação da vida política da sociedade.