Secretarias de Educação e Agricultura Familiar discutem a melhoria na qualidade da alimentação escolar


Para planejar o fortalecimento da alimentação escolar, com base na agricultura familiar do Piauí, os secretários de Estado da Educação, Washington Bandeira, e da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, reuniram-se nesta quinta-feira (23), na sede da Seduc. Após anos de defasagem, o Governo Federal, por intermédio do Ministério da Educação (MEC), reajustou o valor repassado aos estados e municípios para a alimentação escolar nas escolas públicas.


Washington Bandeira afirma que a parceria visa promover a melhoria da qualidade alimentar nas escolas estaduais e ao mesmo tempo fortalecer o desenvolvimento da agricultura familiar com foco nas principais cadeias produtivas do Piauí.

“Com muita satisfação, recebemos a Secretária da Agricultura Familiar, Rejane Tavares, e conversamos sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), política pública fundamental para a qualidade educacional e construção de hábitos saudáveis no contexto escolar por meio do fornecimento de gêneros alimentícios da agricultura familiar”, observa o secretário. 

O Pnae é um programa que contribui para a inserção de gêneros alimentícios de qualidade produzidos pela agricultura familiar, promove a segurança alimentar e nutricional de milhares de estudantes da rede pública de ensino e reduz a evasão escolar.

Para os ensinos Médio e Fundamental, que representam mais de 70% dos alunos atendidos pelo Programa, o reajuste será de 39%. Para os estudantes da pré-escola e escolas indígenas e quilombolas, o aumento alcança o patamar de 35%. Para as demais etapas e modalidades, a correção será de 28%.