Unidade de Gestão de Pessoas elabora projeto para estreitar relações com gerências regionais e escolas

• José Vinicius
  • 23/03/2023

A Unidade de Gestão de Pessoas (UGP) da Secretaria de Estado da Educação realizou na manhã desta quinta-feira (23), no auditório do Centro Estadual de Educação Profissional (Ceep) Prefeito João Olímpio Mendes de Melo (Premen Norte), uma reunião para alinhamento de trabalho e apresentação do projeto UGP Itinerante, que tem o objetivo de estreitar as relações entre a sede, gerências regionais e escolas, em prol da gestão de pessoas, com foco no ingresso, lotação, direitos e deveres e pagamentos.

O encontro reuniu a superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo; a diretora da UGP, Carla Almeida; a gerente de Movimentação e Pagamento da UGP, Deusimar Silva; a gerente de Administração de Pessoal, Maria Gorette de Moura; a coordenadora de Lotação da Capital, Uzelina Carvalho; a coordenadora de Lotação dos Municípios, Maria de Fátima de Castro; a coordenadora de Frequência e Movimentação, Virginia Danielle Soares; o gerente da 4ª GRE, Tarcísio Pires; e gestores escolares.

Deusimar Silva, gerente de Movimentação e Pagamento da UGP, afirma que o momento é importante para fortalecer o vínculo com diretores para a solução de problemas relacionados à lotação e outras questões das escolas. “Queremos aqui fortalecer o compromisso com as escolas, fazendo o gestor entender que ele é uma extensão da secretaria de educação e que nós precisamos desse feedback deles. Não é só a nossa ação, mas também a ação dos gestores é que será importante para o nosso bom andamento do trabalho. É importante que possamos fortalecer esse vínculo com o diretor para a solução de problemas", declara.

“Em 2003 nós só tínhamos basicamente professores e os administrativos, hoje existe um leque de profissionais, tem 9 editais vigentes na secretaria de educação, com contratação de diversos profissionais que vão desde a engenharia, a equipe multiprofissional, técnicos especializados, técnicos de nível superior e professores nas diversas modalidades. Por conta desses editais já foram convocados 12 mil profissionais, nos últimos três anos. Esse ano realizamos a convocação de quase mil profissionais de educação”, revela a diretora da UGP, Carla Almeida.

Para Samara Santiago, diretora do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Zacarias de Góis - Liceu Piauiense, localizado no Centro Norte de Teresina, os gestores têm a oportunidade de alinhar diretamente com a UGP a forma de desenvolver um trabalho mais consolidado. “Esse momento é de extrema importância para tentarmos alinhar o que o núcleo gestor e o núcleo de lotação pretendem para trazer um ganho para a comunidade escolar. Quando há esse alinhamento entre UGP e escola, nós conseguimos ver um trabalho mais consolidado, uma vez que a UGP trata dos problemas da escola de maneira local e não de maneira geral. Então temos a possibilidade de alinhar, de dar os encaminhamentos que são necessários, por exemplo, o professor saiu de licença e quando ele retorna, qual a orientação que temos que dar? Ele volta para a escola? Ele vai para o núcleo de lotação? Então quanto mais informações o diretor tiver, maior será a possiblidade de que esse trabalho seja alinhado”, afirma.

Em processo de construção, o projeto UGP Itinerante, apresentado na ocasião, visa realizar processos formativos com as GREs para melhorar a instrução e o fluxo dos processos e aperfeiçoar o ISeduc como ferramenta a ser utilizada no permanente monitoramento da lotação, incluindo as movimentações que afetam o quadro de pessoal.

“Idealizamos que a lotação seja feita nas gerências regionais, com a equipe da Seduc realizando apenas um monitoramento das ações e dando soluções para os problemas que não podem ser resolvidos nas GREs. Além de expandir o acesso a ferramenta de trabalho ISeduc, que precisa estar permanentemente sendo monitorada e incluindo as movimentações que afetam o quadro de pessoal", finaliza a diretora da UGP, Carla Almeida.