Professores e gestores da região de Campo Maior participam de formação para prevenir assédio no ambiente escolar

Os professores e os gestores escolares da região de Campo Maior participaram nesta quarta-feira (22), da 1ª Formação sobre o Assédio, no Patronato Nossa Senhora Lourdes. O evento, que teve como lema “Depois do primeiro NÃO, tudo é ASSÉDIO”, contou com a presença de profissionais da Educação dos municípios de Cocal de Telha, Boqueirão, Boa Hora, Nossa Senhora de Nazaré, Campo Maior, Jatobá e Sigefredo Pacheco.

“Diante da crescente demanda no ambiente escolar relacionado ao assédio, seja ele sexual ou moral, é imprescindível tratar sobre a temática, como prevenir, como agir e quais os órgãos que devem ser acionados em tais situações”, revela a gerente da 5ª Gerência Regional de Educação (GRE), Lucimary Barros.

A professora Jucélia Paz, coordenadora pedagógica da Unidade Escolar Leopoldo Pacheco, observa que a formação é essencial no combate ao assédio no ambiente escolar.

“É muito importante que nós tenhamos consciência do que é o assédio, quais os tipos de assédio, pois em nossa cultura acabamos por normalizar algumas coisas e não enxergamos como assédio. Então, eu achei muito importante, pois acendeu um alerta em nós, para que a gente possa reconhecer algumas situações como assédio, e rever as nossas atitudes com vistas em ajudar no enfrentamento, seja do assédio moral ou sexual e a todas as formas de assédio que a gente tenha no nosso dia a dia dentro da escola”, diz a professora.

A formação contou com a participação das palestrantes Luzia Pereira (Assistente Social), Heloizia Ferreira (advogada, professora, fundadora do Núcleo de Valorização da Vida) e Antônia Pereira (Enfermeira, Professora e Presidente do Conselho Municipal da Mulher), além da presença de autoridades como a delegada da 2ª Delegacia de Polícia Dra. Roberta, a coordenadora do CAPS, Luciane Miranda, as vereadoras Conceição Lima e Michele Maroca. Representantes do CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) também marcaram presença. O evento foi realizado pela Equipe Multiprofissional da 5ª GRE.