Palestra conscientiza estudantes sobre as consequências do uso do álcool e das drogas

Como parte da ação “De Mãos Dadas”, os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) José Amável, localizado no bairro dos Noivos, em Teresina, participaram de uma palestra, na manhã da terça-feira (21), realizada pela equipe multiprofissional da 20ª Gerência Regional de Educação (GRE) com o objetivo de trabalhar a temática do uso de álcool e outras drogas, apresentando os efeitos e as consequências para a vida dos jovens, na perspectiva da redução de danos.


A palestra contou com os psicólogos Cleiton Melo e Hanna Pires, e a assistente social Juliane Carvalho, que compartilharam informações a respeito do uso de drogas lícitas e ilícitas, e incentivaram os alunos participarem do momento com perguntas e colocações relacionadas à influência do meio em que vivem, os aspectos sociais que levam os adolescentes às drogas e como fazer para evitar o consumo das drogas.


Para o diretor da instituição de ensino, Helcimar Furtado Soares, o projeto é voltado para a conscientização dos alunos sobre as escolhas que todos eles precisam fazer para evitar passar por caminhos que trarão consequências para suas vidas. “O objetivo dessa ação é mostrar aos alunos que eles não estão sozinhos nessa caminhada como adolescentes que estão em busca de uma formação, de uma autoafirmação e de um propósito para suas vidas. O projeto é voltado para a conscientização do aluno sobre as escolhas que todos eles têm que fazer, das dificuldades que enfrentarão e que todos nós, pais, gestores, equipe multiprofissional e professores, não largaremos suas mãos, ao contrário, estaremos sempre prontos a lhes mostrar através de exemplos e ações que suas escolhas serão pautadas no verdadeiro conhecimento de quais males e benefícios cada caminho traz”, destaca.


De acordo com a psicóloga multiprofissional da 20ª GRE, Hanna Pires, o projeto “De Mãos Dadas” foi idealizado pela equipe multiprofissional da 20ªGRE para realizar ações em alusão as temáticas abordadas em cada mês. “No mês de março vem sendo abordado o uso de álcool e outras drogas para adolescentes. Em abril, serão abordadas a Diversidade e Inclusão social. Em maio, o combate à exploração e abuso sexual de crianças e adolescentes, e assim por diante. A intenção é que em cada mês ocorram palestras educativas e informativas sobre os temas, incluindo divulgação da rede protetiva e socioassistencial. Todas as ações serão realizadas em parceria com a rede de referência ou com profissionais habilitados na área”, explica.


Destacando a temática que está sendo abordada durante o mês de março nas escolas, Hanna enfatiza que a adolescência é a fase mais complexa do desenvolvimento humano, por ter muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, vários conflitos internos e externos, questionamentos sobre integrações em grupo, sendo necessário um cuidado e atenção maior. “Quando levamos informações a respeito de álcool e outras drogas com base em estudos para o ambiente escolar, estamos conscientizando os estudantes do que essas substâncias causam no corpo e na mente, interferindo no processo de aprendizagem. Possibilitando também a divulgação da rede e locais de apoio que podem ser buscados. Para além, é uma maneira de buscar reduzir a evasão escolar por conta da dependência química, buscar evitar o consumo ou a possibilidade de venda dentro das escolas. E por fim, apresentar alternativas saudáveis (de acordo com cada contexto social e territorial), que podem proporcionar a sensação de relaxamento, bem-estar e animação que se buscam ao consumir essas substâncias", reforça.


A gerente da 20ª GRE, Luísa Vieira, revela que a ação está sendo realizada em várias escolas jurisdicionadas à GRE, com o intuito de envolver a participação de toda a comunidade escolar. “A ação é feita pela equipe multiprofissional da 20ª GRE, que está realizando palestras em várias escolas, e proporciona momentos muito ricos de informações e trocas, contando com a participação de estudantes, professores e gestores”, afirma.