Secretário Washington Bandeira participa de lançamento de grupo voltado a Política da Educação

No intuito de estabelecer parceria estratégica para aprimorar a gestão pública da educação, a Secretaria de Estado da Educação do Piauí (Seduc-PI) participa do lançamento do Gabinete de Articulação para a Efetividade da Política da Educação no Piauí (GAEPE-PI) do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI). 

O gabinete terá o objetivo de fomentar ações articuladas e pactuadas para a garantia do direito à educação, com atuação capaz de induzir decisões ágeis e eficazes no enfrentamento aos desafios da educação do Piauí. O secretário da educação, Washington Bandeira, esteve na solenidade representando o governador Rafael Fonteles.

“Esta é mais uma instância de diálogo e cooperação entre o setor público e a sociedade civil, envolvidos na política pública educacional. A Seduc-PI junta-se a outros atores, como os órgãos de controle, para além das missões tradicionais em promover equidade na educação, combinado às soluções inovadoras capazes de induzir decisões eficazes na gestão da educação estadual”, pontuou o gestor estadual.

Reunindo os poderes executivo, legislativo e judiciário, com gestores do Estado e de municípios, ligados à política da educação, o Piauí torna-se o primeiro Estado do Nordeste a implantar o seu GAEPE, se tornando o oitavo do Brasil.

O Conselheiro Presidente do Tribunal de Contas do Estado do Piauí (TCE-PI), Joaquim Kennedy Nogueira Barros, destacou o papel da política pública de controle externo tendo a correção de rumos como melhor prática para a educação. “O gabinete foi idealizado no sentido de tornar todos os órgãos que têm interesse em fazer o funcionamento de uma boa política de educação acontecer da forma que a sociedade espera.  São pessoas que no dia a dia vivem a educação, para juntos construir essa alternativa de solução dos problemas. Com a atuação do GEAPE-PI tem-se um grupo de discussão dos problemas e proposições de resoluções sem que haja essa acumulação. Então, esta é uma forma de fazer uma política de educação de eficiência”, declarou o Conselheiro Presidente.

Como representação da sociedade civil, Alessandra Gotti, fundadora e presidente-executiva do Instituto Articule, destaca a parceria estratégica com os tribunais de contas para alavancar índices da educação no Piauí.  “Estou entusiasmada com o primeiro GAEPE no Nordeste, pois aqui temos verdadeiras ilhas de excelência na educação. O estado tem apresentado uma evolução consistente nos últimos dez anos e queremos que estas ilhas se ampliem por meio de um grande pacto pela educação tendo decisões compartilhadas e, assim, criar uma resolutiva política pública”, pontuou.