I Fórum de Educação Especial reúne profissionais da Educação para tratar sobre inclusão

• José Vinicius
  • 21/03/2023

Reforçando a importância da inclusão e acessibilidade da pessoa com deficiência na Educação, a Universidade Federal do Piauí (UFPI) realizou, nessa terça-feira (21), o I Fórum Estadual de Educação Especial, com o tema Diálogos e Interlocução acerca das realidades e das possibilidades no Piauí. O evento contou com o apoio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

Viviane Carvalhedo, superintendente de Ensino Superior da Seduc, revela sua felicidade em poder fazer parte de uma agenda que pensa na inclusão e educação de pessoas que necessitam de um atendimento especial e destaca a importância do tema abordado. “É muito importante ver uma academia tratando de uma agenda que cuida do público da pessoa com deficiência, não só olhando para a prática na sala de aula, na escola, nos espaços urbanos, mas também cuidando de pesquisas que tratam do atendimento de educação especializada. A  Secretaria da Educação, junto com a Universidade Federal, está apoiando essa iniciativa e saber que hoje estamos  lançando uma agenda de cursos de especialização, em parceria com o Canal Educação, dá mais relevância ainda, pois não é só sobre cuidar da meta do Plano Nacional de Educação, mas enxergar a academia participando da necessidade de pensar educação, pensar pesquisa, na perspectiva de olhar para a pessoa com deficiência, sempre olhando para melhores promoções de igualdade e equidade” afirma.

Realizado no Cine Teatro da UFPI, o evento contou com a presença do reitor da UFPI, Gildásio Guedes Fernandes; da diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFPI, Lívia Nery; do Secretário de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência, Mauro Cardoso; da superintendente de Ensino Superior, Viviane Carvalhedo; do superintendente de Educação Básica, Antônio Amaral; do Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência da OAB, Marcus Vinicius; da conselheira do TCE, Rejane Dias; e demais profissionais de instituições de ensino.

O encontro deu início a uma grande agenda na educação especial do Piauí para os professores de todo o estado, tanto na esfera estadual, como na esfera municipal, com o lançamento de um edital com mais de 500 vagas para o curso de especialização em Educação Especial, com cerca de 465 horas, para professores de todo o estado. Serão sete núcleos espalhados por todo o Piauí, possibilitando aos professores fazer o curso em sua região.

ESPECIALIZAÇÃO

Cerca de 500 professores de Educação Básica das redes públicas estadual e municipal contarão com uma pós-graduação (especialização lato sensu) em Atendimento Educacional Especializado, ofertada por meio de uma parceria entre o Centro de Educação à Distância (CEAD), da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e a Secretaria de Estado da Educação (Seduc).

“Esse momento traz uma grande relevância, pois a Universidade abre o diálogo com as instituições e com as escolas que têm demandas relativas à inclusão das pessoas com deficiência. Além disso, também é o lançamento do grande edital com as vagas para essa especialização, que é inédita no Piauí, para formar professores em atendimento de educação especializada”, reforça Lívia Nery, diretora do Centro de Educação Aberta e a Distância (CEAD) da UFPI.

O reitor da UFPI, Gildásio Guedes considera o evento de extrema importância para o reconhecimento e conscientização do trabalho realizado com o Atendimento Educacional Especializado (AEE) e por tratar da inclusão de pessoas que são minoria na população. “Esse evento é muito importante para a Universidade Federal do Piauí e para as demais instituições. É um momento realmente de luta e de reconhecimento pelo trabalho que temos que realizar e também pelo que já foi realizado com a Educação Especial. Tratamos com um grupo que é minoria na nossa população e que precisa dessa inclusão na sociedade”, declara.