CETI Padre Joaquim Nonato Gomes participa de Olimpíada de Matemática

• José Vinicius
  • 21/03/2023

Os estudantes do Centro Estadual de Tempo Integral (CETI) Padre Joaquim Nonato Gomes, escola localizada no bairro Bela Vista, em Teresina, e jurisdicionada à 19° Gerência Regional de Educação (GRE), estão realizando na manhã desta quinta-feira (21) as provas da Olimpíada Canguru de Matemática, competição anual destinada aos alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Realizada no Brasil desde 2009, a Olimpíada visa ampliar e incentivar o desenvolvimento dos conhecimentos matemáticos, contribuir para a melhoria do ensino de Matemática em todos os níveis da Educação Básica, favorecer o estudo de maneira interessante e contextualizada, aproximando os alunos do universo da disciplina e estimulando a capacidade dos alunos de obter prazer e satisfação intelectual na resolução de problemas.

Antônio Filho, gestor da escola, destaca que a participação dos estudantes é extremamente importante na verificação do nível de aprendizagem. “Os nossos alunos estão realizando hoje a prova do Canguru da Matemática e esse tipo de avaliação externa é importante para treinar o aluno, para desenvolver as habilidades de raciocínio lógico de matemática. Nós sempre fazemos essas avaliações, participamos das olimpíadas, no intuito de motivar nossos estudantes a adquirir conhecimento e conquistarem medalhas. A prova do Canguru da Matemática é uma prova bem divertida, de raciocínio lógico, que provoca nos alunos um interesse maior pela disciplina", explica o gestor.

Nas edições anteriores, os estudantes do Ceti Joaquim Nonato conquistaram medalhas de prata e bronze e 23 menções honrosas. Elogiando a força do trabalho desenvolvido em escolas de tempo integral, o secretário de Estado da Educação, Washington Bandeira, parabeniza os estudantes. “Sem a menor dúvida os nossos estudantes são os verdadeiros protagonistas da Educação. Queremos chegar no topo e, para isto, vamos expandir o ensino de tempo integral para mais 104 escolas. Entendemos que o modelo pedagógico de tempo integral vai além da jornada das disciplinas básicas, pois nestas escolas há investimento no estudo orientado pelos professores, preparação para olimpíadas, recomposição de aprendizagem, o lazer e a cultura, então, são diversas atividades que fixam os alunos nas escolas e melhoram os resultados de desempenho e aprendizagem”, declara.

O Canguru

O Concurso Canguru de Matemática é uma competição anual internacional destinada aos alunos do 3º ano do Ensino Fundamental até os da 3ª série do Ensino Médio. A competição teve origem na França e é administrada globalmente pela Associação Canguru sem Fronteiras (Association Kangourou sans Frontières - AKSF). O Concurso Canguru de Matemática é a maior competição de Matemática do mundo, com mais de 6 milhões de participantes por ano nos mais de 80 países.